Ainda se lembra dos “bons” velhos tempos em que as atualizações do Windows traziam dinamismo à sua vida, porque nunca se sabia que bugs vinham lá pelo meio? Pois bem, se ainda não instalaste a atualização de maio do Windows 11, talvez seja melhor continuares assim.
A Microsoft já confirmou que está a investigar um bug grave que pode impedir o arranque do sistema operativo. O que por sua vez deixa o utilizador completamente pendurado com um erro de recuperação.
Novo bug no Windows 11 pode deixar o teu PC sem arrancar!
A falha afeta as versões 22H2 e 23H2 do Windows 11, e manifesta-se com uma mensagem de erro relacionada com o ficheiro ACPI.sys. Porém, a própria Microsoft avisa que podem aparecer outros nomes no erro, o que só complica ainda mais o diagnóstico.
De forma mais concreta, e segundo o painel de saúde do Windows, o erro em causa é o temido 0xc0000098, e até agora tem aparecido sobretudo em máquinas virtuais, mais usadas em ambientes empresariais. No entanto, e apesar de a empresa afirmar que utilizadores com edições Home ou Pro são pouco prováveis de ser afetados, a possibilidade não está excluída. Por isso, todo o cuidado é pouco.
Devo instalar a atualização ou esperar?
Se ainda não atualizaste, o melhor é mesmo esperar mais uns dias.
Afinal, já esperaste duas semanas, por isso não perdes nada em adiar mais uma. Pelo menos até haver certezas sobre a origem do bug e, idealmente, uma correção.
Aliás, mesmo no Windows 11 Home consegues adiar atualizações por até 35 dias, o que te dá margem para jogar pelo seguro.
Caso já tenhas instalado a atualização de maio e o sistema continua a arrancar sem problemas, não tens com o que te preocupar. Segue em frente e não te preocupes mais com o assunto. Este problema afeta assim que o pacote de atualizações é instalado. Se está a funcionar bem, nem precisas de ler mais nada.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!