Novas medidas da Google proíbem a instalação de apps ‘de fora’!

Praticamente todas as aplicações que um utilizador do SO Android possui no seu Smartphone, são instaladas a partir da Play Store da Google. (É por esta razão que a Huawei tem estado em maus lençóis, ao sair do quintal da amiga Google).

No entanto,  ao ser um sistema operativo bastante mais aberto que o iOS, podemos muito facilmente instalar aplicações de fora. (É também por esta razão, que apesar de ‘magoada’, a Huawei continua bem viva no mercado de smartphones).

Em suma, muitas são as aplicações ‘vindas de fora’ que podem ser instaladas no SO Android sem que hajam quaisquer restrições por parte da Google. Algo que a empresa deixou de achar muita piada, começando agora a tentar proibir aos poucos.

Dito isto, sabemos que o programa de proteção avançada da Google vai apenas permitir que os utilizadores de Android possam instalar aplicações provenientes da Play Store (ou de outras lojas oficiais -> Certificadas pela Google). Proibindo desta forma que seja possível instalar aplicações de terceiros provenientes da Internet.

Novas medidas por parte da Google visam melhorar a segurança e a privacidade de todos os utilizadores de Android!

novas medidas Google

Portanto, os temas privacidade e segurança voltam uma vez mais à baila e são neste momento o principal objetivo da Google.

Afinal de contas, segundo a empresa, uma aplicação proveniente de um site na Internet pode ser bastante tentadora. Mas a pessoa em questão pode não saber a quantidade de Malware que aquela aplicação poderá trazer para o seu Smartphone.

Pois bem, a Google sabe que estas medidas não serão a ‘cura’ contra este problema. Mas ainda assim, poderá ser uma boa maneira de diminuir significativamente o número de pessoas que passam a vida a instalar aplicações não recomendadas, e que depois vão ‘chorar’ para o suporte da gigante do software.

Ou seja,  a Google está a preparar-se para ativar o programa de proteção avançada, tornando-o impossível de desativar.

novas medidas Google



Em suma, os smartphones Androids por si só já possuem uma capacidade de segurança incrível contra os mais variados tipos de Malware. No entanto, parece que a Google com estas novas medidas quer reforçar isso ao máximo e prevenir que ainda existam casos de falhas de segurança e violação de informações privadas dos utilizadores através de aplicações de terceiros.

Fonte

mm
Bruno Alexandre Pereira
A tecnologia é um mundo que gosto de estar sempre a descobrir. Interesso-me por todos os temas, embora os jogos sejam a minha praia. Prometo trazer-vos todos os dias as melhores novidades que encontrar.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Edge 95: a última build já está disponível! Descarregue já

A Microsoft lançou hoje a build final do Edge 95 no canal Dev. Esta é a última versão antes do novo Edge estar disponível...

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!