Inicio Especiais (Nova geração de consolas) - Afinal... O que são os TeraFlops?

(Nova geração de consolas) – Afinal… O que são os TeraFlops?

Se por acaso tem estado atento às especificações técnicas das novas consolas, sabe que a palavra de ordem são os TFLOPs! Especialmente depois da Microsoft e Sony terem revelado o potencial de computação das suas consolas, com a Xbox Series X a ficar por cima com 12 TFLOPs, contra os 10 TFLOPs da rival PS5.

Dito tudo isto, dizer que uma consola tem mais 2 TFLOPs que a outra é muito giro, mas na realidade… Significa o quê?



(Nova geração de consolas) – Afinal… O que são os TeraFlops?

TeraFlops?

TeraFlop é inegavelmente a palavra da moda desde que a Microsoft e Sony começaram a levantar o véu acerca das especificações técnicas das suas novas consolas. O que claro está, tem servido como arma de arremesso nas tradicionais guerras de fanboys.

Mas será que faz sentido andar a falar de TFLOPs nesta altura do campeonato? Ao fim ao cabo, esta capacidade de computação é apenas uma variável numa longa equação. Mas vamos por partes.

O que é afinal um TeraFlop?

Muito resumidamente, um TeraFlop é uma unidade de medida de performance computacional que significa “Triliões de Operações de Pontos Flutuantes por Segundo” (Trillion Floating-point Operations per Second). Ou seja, ao contrário dos GigaHertz (GHz) que servem para referir a frequências de funcionamento de um CPU, o TFLOP é uma medida direta da performance de um aparelho computacional.

Assim, dizer que uma placa gráfica consegue chegar aos 6 TFLOPs, significa que a placa consegue processar 6 triliões de pontos flutuantes por segundo (em média).

Qual é o impacto dos TeraFlops nos jogos?

Como dissemos em cima, a Xbox Series X é capaz de chegar aos 12 TFLOPs, o dobro da atual Xbox One X, com a Microsoft a afirmar que a nova consola é um verdadeiro salto geracional tanto na performance gráfica como na velocidade de processamento de informação. O que é verdade até certo ponto, mas não é a totalidade da equação, basta olhar para aquilo que a Sony está a fazer com o seu novo SSD, e largura de banda da sua memória GDDR6.

Contudo, é inegável que a performance da placa gráfica é obviamente muito importante (mais importante que o SSD), e neste campo a Microsoft tem a vantagem.

Então… Mais TFLOPS significa aparelhos mais rápidos e gráficos mais avançados?

Sim! Mas também não… Basta olhar para o mercado de placas gráficas para descobrir vários modelos com mais TFLOPs. Mas que na verdade ficam atrás de outros modelos teoricamente mais fracos. Ou seja, tudo depende de tudo o resto, como a velocidade da memória, arquitetura e sua capacidades, etc…

Por isso sim, normalmente mais TFLOPs = mais Performance. Mas como já disse várias vezes neste artigo, os TFLOPs são apenas parte de uma equação gigantesca.


Afinal… O que são os TeraFlops? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Tesla recolhe um número louco de dados dos automóveis!

A Tesla já está a recolher grandes quantidades de dados dos possuidores de veículos que estão envolvidos na fase beta do sistema de condução...

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....

Xiaomi Mi Band 5 e 4 recebem novidade para medir temperatura!

A Xiaomi está a trabalhar num update que vai permitir medir a temperatura na Mi Band 5. O mesmo acontece com a Amazfit e...

MIUI 12: atualização está a deixar os utilizadores furiosos!

O MIUI 12 é sem dúvida uma excelente interface. Não só pelo grande desempenho mas também pelas funcionalidades que disponibiliza ao utilizador. No entanto,...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...