Nova gama de placas gráficas da AMD vai ser ‘estranha’

Como deve saber, a AMD já está a preparar o lançamento da sua nova geração de placas gráficas baseada na arquitetura RDNA 3. Uma gama de placas que deverá chegar muito mais cedo ao mercado, relativamente à nova gama GeForce RTX 40 da NVIDIA.

No entanto, segundo novas informações, de forma a não acontecer o que aconteceu com as placas Radeon RX 6000 em 2020 e 2021, que sofreu de uma falta de stock brutal… A AMD optou por fazer um lançamento misto.

Ou seja, enquanto os modelos mais apetrechados da nova gama Radeon RX 7000 vão ser baseadas na arquitetura RDNA 3 de 5nm. Outros modelos, de gama média e gama baixa, vão ter como base a atual arquitetura RDNA 2, desta vez produzidos nas linhas de 6nm da TSMC.

Estratégia um pouco estranha! Mas vamos por partes.

Nova gama de placas gráficas da AMD vai ser ‘estranha’

Portanto, a AMD decidiu apostar em duas arquiteturas diferentes, produzidas em processos diferentes, para dar vida à sua nova gama de placas gráficas Radeon RX 7000. Ou seja, algo muito similar ao que aconteceu com a gama Radeon 300 e Fury.

Isto significa que as RX 7900, RX 7800 e RX 7700 vão ser baseadas na arquitetura RDNA 3 (Navi 31, Navi 32 e Navi 33). Isto enquanto as RX 7600, 7500 e 7400, vão apostar em GPUs baseados na arquitetura RDNA 2, já no mercado.

No entanto, não vai ser a mesma exata arquitetura RDNA 2, visto que a AMD vai agora apostar num processo de 6nm em detrimento do ‘velhinho’ processo de 7nm, o que poderá abrir algum espaço para melhorias arquiteturais, e frequências mais altas.

Entretanto, as mais apetrechadas placas RDNA 3 vão ser baseadas no processo de 5nm da TSMC, e à exceção do GPU Navi 33, vão todas tirar partido de um design multi-chip module.

Em suma, vai ser um lançamento extremamente interessante, esperemos desta vez, em grandes quantidades. Afinal de contas, apesar do atraso da NVIDIA… A Intel já está pronta a lançar a sua própria gama de placas gráficas no mercado de consumo! O que pode muito bem mudar todo o paradigma.

Fonte

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11: como verificar o seu tipo de conta

O Windows 11 permite criar contas com diferentes níveis...

Combustíveis: Gasolina desceu 40 cêntimos em 2 meses

Verdade seja dita, os combustíveis ainda estão muito longe...

Oppo e OnePlus banidas da Europa? Pode acontecer!

A Oppo e a OnePlus estão agora banidas no...

(Especial) Preço dos Combustíveis vs Preço do Petróleo

(Atualização 9/08) Preço da Gasolina e Gasóleo vs Preço...

Gmail: se utiliza o Chrome veja se a sua conta foi atacada!

O Gmail é o serviço de email mais utilizado...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.