Nokia 6.1 Plus e 5.1 Plus oficializados: Tudo o que precisa de saber!


Por em

Há alguns meses, a HMD Global lançou o smartphone Nokia X6 na China. Em julho, a empresa lançou o Nokia X5 com design idêntico ao do Nokia X6. Hoje, a empresa realizou um evento de lançamento exclusivo na Índia para anunciar a chegada dos mesmos smartphones Nokia 6.1 Plus e Nokia 5.1 Plus que deverão chegar posteriormente aos mercados globais.

Especificações e recursos do Nokia 6.1 Plus

O smartphone vem com um ecrã Full-HD+ de 5,8 polegadas com resolução de 2280 × 1080 pixéis e proporção de 19:9. Destaca-se uma monocelha na parte superior do ecrã, semelhante à do iPhone X da Apple. O painel é protegido por vidro Corning Gorilla Glass 3, que protege contra pequenos arranhões.

No interior está o processador octa-core Snapdragon 636 da Qualcomm, que também alimenta o Xiaomi Redmi Note 5 Pro e o Asus Zenfone Max Pro M1, entre outros. O smartphone está disponível em duas variantes: um modelo de 4 GB de RAM com armazenamento de 32 GB ou 64 GB e a variante de 6 GB de RAM apenas com 64 GB de armazenamento interno.

Está disponível também um slot para cartões microSD, que permite que os utilizadores expandam ainda mais a capacidade de armazenamento do smartphone em até 256 GB.

Ao nível das câmaras, o smartphone possui uma configuração de câmara dupla, com um sensor primário RGB de 16 megapixeis e abertura f / 2.0 e um sensor monocromático secundário de 5 megapixeis com abertura f / 2.2. Na parte frontal está outra com 16 megapixeis e abertura f / 2.0.

Ao nível da câmara, a empresa finlandesa está a revelar a presença de funcionalidades de inteligência artificial (IA) ao nível da fotografia. Assim, destacam-se os efeitos otimizados de iluminação de cor, campo e retrato, bem como o  reconhecimento facial. Destaca-se também a funcionalidade Bothie, que permite aos utilizadores usarem as câmaras frontal e traseira em simultâneo.

O smartphone integra também uma funcionalidade de Desbloqueio facial, bem como um sensor de impressões digitais colocado no painel traseiro. As opções de conectividade do dispositivo incluem 4G VoLTE, Wi-Fi 802.11 ac (2.4GHz + 5GHz), Bluetooth 5, GPS + GLONASS e USB Type-C.

O Nokia 6.1 Plus vem com o sistema operativo Android 8.1 Oreo e é alimentado por uma bateria de 3.060mAh que suporta a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 3.0 e fornecer até 50% de carga em 30 minutos.

Especificações e funcionalidades do Nokia 5.1 Plus

Este equipamento está disponível nas cores Preto, Azul e Branco. Integra na parte frontal vidro 2.5D e uma traseira em policarbonato. O design é arredondado e mede cerca de 149,51 x 71,98 x 8,096 milímetros. Já o peso é de 160 gramas.

O smartphone vem equipado com um ecrã de 5,86 polegadas, que disponibiliza uma resolução de HD+ de 1520 x 720 pixéis e uma proporção de 19:9. O ecrã oferece uma relação ecrã-corpo de 84%. Destaca-se ainda um modo de proteção para os olhos que ajuda a reduzir a tensão ocular, filtrando a luz azul que é emitida pelo ecrã.

Nokia X5

O Nokia 5.1 Plus integra o processador MediaTek Helio P60 que promete um alto desempenho e consome pouca energia, graças à ajuda da inteligência artificial.

Em relação a memória e ao armazenamento existem duas variantes. Uma tem 3 GB e 32 GB de armazenamento e outra 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento. Destaca ainda o slot para cartões microSD e uma bateria de 3.060 mAh.

Na parte traseira, este equipamento vem com uma configuração de câmara dupla com sensores de 13 e 5 MP, e uma abertura focal de 2.0. Destaca-se também um Flash LED de dois tons e o modo HDR, PDAF. Já na parte frontal encontramos uma câmara de 8 MP com abertura focal 2.0 e que integra funcionalidades como o modo de beleza, stickers e efeitos de desfocagem. Destaca-se ainda a funcionalidade permite utilizar a câmara frontal e traseira ao mesmo tempo.

LER MAIS
Há uma nova versão do Snapchat e é muito mais rápida!

A câmara frontal também pode ser utilizada para desbloquear o smartphone através do rosto e na parte traseira encontramos um leitor de impressões digitais que pode ser utilizado para autenticar os pagamentos, para além de desbloquear o telefone.

O Nokia 5.1 Plus vem equipado com o sistema operativo Android Oreo (8.1) que brevemente irá ser atualizado para a versão 9.0 quando sair. Ao nível da conectividade inclui uma porta USB-C, uns auscultadores de 3.5mm, Cat.4 LTE, 4G VoLTE, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.2, GPS e GLONASS.

Os preços não foram confirmados. No entanto o Nokia 6.1 Plus deverá estar disponível um preço a rondar os 200 Euros. Já o Nokia 5.1 Plus deverá estar disponível a partir dos 120 Euros.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Acer anuncia suporte para os novos GPUs NVIDIA GeForce RTX

Razer ‘Raiju’ e ‘Thresher’ – Os novos periféricos sem fios para a PS4!

Seguinte