Nintendo Switch acaba de receber o Android 10!

O Android 10 acaba de chegar à Nintendo Switch. Isto deve-se ao trabalho da equipa SwitchRoot que conseguiu instalar o LineageOS 17.1. Este lançamento surge das mãos do mesmo grupo que levou o Android 8.1 Oreo para a Nintendo Switch.

Nintendo Switch acaba de receber o Android 10!

Como referi acima, o Android 10 é baseado no LineageOS 17.1 que foi desenvolvido para a NVIDIA SHIELD TV. Entretanto chega com muitas melhorias face ao lançamento anterior. Nelas inclui-se um modo de hibernação mais profundo de modo a que o sistema operativo não dê cabo da autonomia. Entretanto funciona de forma mais rápida e estável do que o Android 8.1. Pelo menos de acordo com a equipa SwitchRoot. Escusado será dizer que é uma versão não oficial. Ainda assim tem muitas características interessantes.

A nova versão recebe atualizações OTA e chega com suporte total para os Joy-Con. Entretanto está disponível o tal modo de hibernação profunda que referi acima. Esta é uma build baseada no Android TV e que vem com a doca otimizada para funcionar bem com resoluções diferentes.

Nintendo Switch Android 10

Duas variantes 

Um aspeto muito interessante e que o Android 10 para a Switch chega em duas variantes. A primeira é um modo tablet. Oferece a interface standard do Android com suporte para todas as apps. Por outro lado, está também disponível uma variante Android TV. Funciona melhor a nível multimédia quando se coloca ou retira da doca, mas tem um suporte mais limitado para as apps.

Ao nível dos bugs, a equipa responsável pelo desenvolvimento diz que os jogos desenvolvidos para o Nvidia Shield como o Half-Life 2 ou o Tomb Rider não funcionam. Depois pode haver também problemas no Bluetooth Áudio.

Para poder instalar esta versão vai necessitar de uma Nintendo Switch que possa ser explorada, um cabo USB-C, um cartão microSD formatado como FAT32 e um PC. Se já tem o Android 8.1 na Switch então faça um backup antes de atualizar. É que caso contrário irá perder tudo.

Depois de instalar a ROM, tem também de instalar o pacote de apps da Google como refere o XDA.

Entretanto mais informações podem ser encontradas na ligação abaixo.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Os fabricantes de smartphones não estão a ter uma vida fácil e de facto podemos dizer que se preparam para atravessar uma situação muito...

O kit de memória RAM DDR5 mais estranho é da Galax

Hoje em dia, as fabricantes de componentes de alta performance para o mundo dos PCs, têm de arranjar designs interessantes na parte visual, mas...

Windows 11 igual ao Windows 10: Problemas nas impressoras!

É caso para dizer... Tal pai, tal filho! Afinal de contas, o Windows 11, que diga-se de passagem, está a ter um lançamento com...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!