Como noticiámos há alguns dias atrás, é esperado que a Nintendo Switch 2 já esteja finalizada e pronta a lançar. Porém, a gigante Japonesa vai aguentar pelo menos mais um ano, para dar mais um Natal à sua galinha dos ovos de ouro Nintendo Switch (1), e assim perceber como é que as coisas correm até ao final de 2024.
Entretanto, como é óbvio, isto significa que a indústria já sabe muita coisa acerca da nova consola da Nintendo, e como tal, as informações começaram a escapar cá para fora. Especialmente nestas últimas semanas, que a Nintendo tem aproveitado para mostrar o novo hardware a todo o tipo de parceiros e clientes.
Interessado no novo nÃvel de performance? Não vai ser mesmo nada mau!
Nintendo Switch 2: SoC vai impressionar na performance!
Portanto, historicamente, a Nintendo sempre preferiu focar-se em hardware mais antigo, menos capaz, e por isso mais barato de produzir em massa, enquanto lançava jogos de qualidade inegável baseados nos seus próprios IPs. Estamos assim a falar de consolas pouco complexas, mas extremamente divertidas graças à forma como os jogadores podiam interagir com o ecrã à sua frente.
Mas, com a mudança no mercado de consolas portáteis, tudo indica que a coisa vai mudar.
De forma muito resumida, tudo indica que a Nintendo Switch vai ser baseada num SoC NVIDIA capaz de conjugar 1280 núcleos no GPU e 8 núcleos no CPU. Os núcleos de CPU vão ser muito similares aos que podemos ver no mundo mobile (ARM). Talvez mais importante que tudo isto, tudo indica que os núcleos do GPU têm como base a arquitetura Ampere.
Entretanto, tudo indica que o processo de produção vai ser o Samsung 7LPH, que é uma versão melhorada do processo original de 7nm da gigante Sul Coreana. Outros rumores ainda não confirmados apontam para um GPU GA106 altamente modificado e 8 núcleos A78 ARM.
Em suma, tudo isto significa que a consola pode mesmo vir a ser capaz de suportar 4K a 60 FPS! Obviamente com ajuda do DLSS da gigante NVIDIA. Porém, a consola pode ser ainda capaz de oferecer algum Ray-Tracing à mistura.
Boas notÃcias? Esperava mais? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.