Apple A17 Pro já toca na performance do i9-13900K

Os smartphones estão a ficar cada vez mais poderosos, e mais comparáveis com a capacidade de processamento de computadores a sério! Não estamos a falar de computadores baratos ou fracos, estamos mesmo a falar de máquinas equipadas com algum do melhor material que o mercado tem para oferecer.

Não acredita? Bem, um excelente exemplo está nos novos iPhone 15 Pro e Pro Max, ambos baseados no Apple A17 Pro de 3nm, que verdade seja dita, apesar de não ser uma revolução técnica, está a impressionar.

Apple A17 Pro já toca na performance do i9-13900K

Portanto, o Apple Bionic A17 Pro não é uma gigantesca revolução como alguns entusiastas esperavam, mas é inegavelmente mais poderoso comparativamente ao “velho” A16 do ano passado. Especialmente quando olhamos para a performance single-core! Afinal de contas, se a performance multi-thread não aumentou nada de especial (3~4%), no lado single-thread temos um aumento à volta dos 10%. Além disso, no lado do GPU também temos um aumento de quase 20%. Algo que se deve essencialmente à implementação de um núcleo extra, mas isso não interessa, a performance está lá!

Mais concretamente, no GeekBench 6, o Apple A17 Pro chega aos 2914 pontos em single-thread, resultado muito parecido ao que podemos ver no AMD Ryzen 9 7950X e Intel Core i9-13900K. Extremamente interessante, porque o SoC da Apple consome uma fração da energia, e claro, com frequências muito mais baixas (3.75GHz vs 5.7GHz), relativamente a esses dois processadores.

Em suma, no panorama geral da coisa, o A17 Pro não mudou assim tanta coisa quanto isso. Mas, vai ser facilmente o processador mobile mais poderoso do mercado durante esta nova geração de aparelhos. Infelizmente, o ecossistema Android voltou a tremer que nem varas verdes!

Vai comprar um dos novos iPhone 15? Não se esqueça que apenas as versões Pro e Pro Max chegam equipadas com este novo SoC! As outras versões continuam a usar o A16 do ano passado.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados