Netflix: posso ser banido por estar a utilizar uma VPN?

Numa altura em que há limites de qualidade e em que precisamos tanto de entretenimento nas nossas vidas, existem muitas pessoas a recorrerem às VPN para acederem ao Netflix. As razões para isto são muitas e variadas. Com uma VPN é possível acedermos aos serviços especialmente dirigidos a outros países. E claro onde existem mais conteúdos. Ora se estamos a pagar por uma subscrição, porque razão não podemos tirar o máximo partido? No entanto, embora no papel tudo seja muito bonito, na prática as coisas podem ser mais complicadas. Não é por acaso que os conteúdos não são os mesmos em diferentes partes do mundo. Ora isto leva-nos a uma questão. Utilizar uma VPN para aceder ao Netflix pode banir-me?

Netflix: utilizar uma VPN pode acabar com a minha conta?

A resposta curta é Não. O Netflix não vai banir ninguém por estar a utilizar uma VPN. No entanto isto não significa que esta plataforma não as esteja a bloquear, apesar de algumas serem exímias a escapar à deteção. Mas bloquear o acesso é bem diferente de banir a conta de alguém.

VPN

Porque razão os conteúdos são diferentes de acordo com a região?

Isto não é uma implicação por parte da Netflix. A razão é bem diferente. Trata-se de licenças e dos parceiros com que a Netflix trabalha. Por exemplo, esta plataforma paga para disponibilizar uma determinada série. No entanto, os produtores podem ter concordado que ela só seria exibida numa determinada região, pelo menos inicialmente. Ora o Netflix tem de assegurar isso senão pode ser muito prejudicada, inclusivamente com multas pesadas. É que no mundo do entretenimento ninguém brinca.

Os direitos de transmissão da Netflix para um determinado país, dizem respeito a esse mesmo país. Inclusivamente os preços variam. A licença para um país com a população dos Estados Unidos ou do Brasil é bastante mais cara, do que se for para Portugal.

O bloqueio das VPNs no Netflix

A Netflix tem vindo a melhorar os sistemas para bloquear VPNs. Assim, em alguns casos, aceder pode ser um problema. De facto, um problema cada vez maior. No entanto ainda há muitos serviços premium que conseguem contornar isto. Mas terá mesmo de ser um serviço premium.

A Netflix já se insurgiu contra alguns fabricantes de VPN e até há relatos de ameaças para banir contas. No entanto, não há nada confirmado até este momento.

Mas é legal utilizar uma VPN?

Bem, se lermos os termos de utilização da Netflix percebemos que eles deixam bem claro que não querem a utilização de VPN. Isto mais uma vez devido ao acordo com os fornecedores de conteúdos. No entanto, não diz em lado nenhum que é ilegal.

Como é que a Netflix deteta uma VPN?

Na realidade o processo é bastante simples. As VPNs utilizam endereços de IP. Se a Netflix deteta que este endereço de IP está a ser utilizado por um grande número de utilizadores, começa a dar nas vistas, e o endereço acaba por ser banido.

Claro que os serviços premium têm a capacidade de ir comprando outros endereços de IP e contornando isto. É por este motivo que em muitos casos mais vale adquirir um serviço Premium de VPN em vez de outro.

Entretanto pode ler aqui sobre a diferença entre VPN gratuitas e pagas. Pode ler também aqui sobre uma novidade que permite ao Netflix continuar a funcionar mesmo quando não há Internet.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

God of War Ragnarok vai ser último jogo “desta saga”

Ao que tudo indica, God of War Ragnarok vai ser o último jogo da saga nórdica (calma! Não vai ser o último jogo God...

HBO cancela uma das séries mais conhecidas e fãs passam-se!

Tendo em conta que o mundo do Streaming não gira só em volta da Netflix a verdade é que existem outras plataformas que também...

(Análise) Corsair Sabre Pro Wireless: Sem fios e sem stress!

A Corsair é inegavelmente uma das fabricantes de hardware e periféricos mais interessantes no mundo do PC Gaming. Afinal de contas, quase nunca desilude,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!