Inicio Especiais Qual é a diferença entre uma VPN Gratuita e uma VPN paga?

Qual é a diferença entre uma VPN Gratuita e uma VPN paga?

Qual é a diferença entre uma VPN Gratuita e uma VPN paga? – Nos dias que correm a maioria dos serviços ligados à Internet têm uma componente gratuita que oferece essencialmente as mesmas capacidades das versões completas, mas limitadas de alguma forma.

Estes produtos gratuitos servem essencialmente para dar a conhecer as potencialidades do produto completo (pago)! E não são pensados para serem uma solução permanente para utilização regular.

Por exemplo, os serviços de armazenagem na ‘Nuvem’ (Cloud), como o Dropbox, em modo gratuito oferecem exactamente as mesmas funcionalidades da versão paga… Mas com uma capacidade de armazenamento muito limitada.

VPN gratuita

Outro caso é o dos serviços de VPN (Virtual Private Network), que permitem estabelecer ligações directas, encriptadas, com servidores em vários países. Que têm como objetivo, manter a privacidade e ultrapassar restrições territoriais de serviços online.

Dito isto, nas versões grátis, estes serviços limitam a quantidade de dados que podem ser transferidos, o tempo de utilização, velocidade de comunicação ou os serviços online que é possível utilizar.

Contudo, é também possível encontrar alguns serviços de VPN gratuitos que se mantêm grátis para o utilizador através do uso de publicidade. Apesar destes serviços serem quase iguais aos pagos no que respeita ao que é possível fazer. A utilização de publicidade pode constituir uma ameaça à privacidade do utilizador, porque existe sempre um seguimento dos anúncios que são mostrados.

VPN gratuita

Em boa verdade, atualmente existe uma preocupação cada vez maior com a privacidade e segurança das comunicações através da Internet!

Quer seja por causa da espionagem de governos, limitações geográficas de serviços populares, como o Netflix ou Spotify, quer por causa das ameaças de hackers que pretendem roubar vários tipos de informações pessoais, que vão desde credenciais para serviços bancários, até simples endereços de email que depois são utilizados em campanhas de spam ou phishing.

Em suma, isto levou ao crescimento exponencial da oferta de serviços de VPN que servem para dar mais confiança na segurança das comunicações digitais aos utilizadores.

Assim, alguns browsers, como o Opera, já incluem serviços de VPN gratuitos, mas que oferecem funcionalidades algo limitadas. Mas que ainda assim, podem ser uma boa apresentação das potencialidades de outros serviços pagos para os utilizadores que estão a começar a utilizar esta tecnologia.

Similarmente, a Cloudflare, uma empresa especializada em soluções de aceleração de tráfego e segurança para websites. Lançou, no ano passado, o serviço de DNS 1.1.1.1, que tem como objectivo ultrapassar as limitações de velocidade dos serviços de Domain Name Server tradicionais. E ao mesmo tempo, garantir a privacidade da navegação dos utilizadores.

Posteriormente, o serviço 1.1.1.1 foi complementado com uma VPN, que serve precisamente para acrescentar uma camada adicional de privacidade à navegação pela Internet e utilização de aplicações móveis

VPN gratuita

Esta VPN da Cloudflare está, para já, apenas disponível para utilizadores em dispositivos móveis. (Tanto Android, como iOS) E não necessita de qualquer configuração por parte do utilizador! Que apenas tem de instalar a aplicação do serviço e utilizá-la.

No entanto, esta VPN da Cloudflare inclui algumas limitações para evitar a sua má utilização! Por pessoas que queiram, por exemplo, utilizá-la para pirataria ou hacking ilegítimo de serviços. Tal como acontece com o serviço 1.1.1.1, também a VPN incluída é completamente gratuita. (Para todos os utilizadores que desejem usá-la.)

Portanto, tal como é mencionado no início do artigo, e em conclusão… As VPN gratuitas devem ser utilizadas como formas de avaliação das potencialidades dos vários produtos. E não como soluções permanentes devido às suas limitações.


Qual é a diferença entre uma VPN Gratuita e uma VPN paga? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...