Neffos X1: Aposta na relação qualidade/preço

96489
0
Share:

A Neffos é uma marca ainda jovem no campo dos smartphones, embora na realidade já tenha dois anos de existência. Detida pelo conhecido fabricante de soluções de rede, Tp-Link, foi na IFA 2016 que apresentou ao mundo os novos equipamentos que se apresentavam essencialmente como amigos da carteira. Depois da conhecida série C5 ter estado no mercado, a Neffos procurou aprimorar as coisas e lançou recentemente o Neffos X1. A Leak ficou curiosa e levou-o para o nosso laboratório de testes. Nas próximas linhas vamos contar-vos tudo.

Neffos X1: O Design

Este equipamento destaca-se logo à partida por um design unibody em metal muito interessante, onde o ecrã é de imediato o elemento que mais chama à atenção. No entanto já lá iremos.

Neffos X1

No topo do equipamento está localizada a saída para auscultadores, do lado esquerdo o slot para cartões sim e SD e destaca se ainda a presença de um útil botão que permite passar automaticamente para o modo silencioso. Sem dúvida uma adição muito útil por parte da Neffos. Do lado direito estão localizados os habituais controlos de volume e ainda o botão que permite ligar e desligar o equipamento.

Neffos X1

A parte traseira desde dispositivo feita em metal contribui para que ele seja um pouco escorregadio. No entanto, o facto de ter uma ligeira curvatura ajuda a que o seguremos melhor. Quando olhamos rapidamente para a parte traseira do Neffos lembramo-nos por momentos de alguns equipamentos da LG que também possuem a parte traseira curva.

Ainda na parte traseira importa dizer que estão presentes a câmara e o sensor de impressões digitais.

Na parte frontal encontramos o ecrã de cinco polegadas que infelizmente apenas disponibiliza uma resolução 720p. É certo que se considerarmos a dimensão do ecrã não é algo chocante, mas ainda assim se considerando os outros equipamentos de gama média disponíveis no mercado era interessante um painel com maior resolução.

As cores apresentam qualidade é a visualização em geral, mas não será muito boa ideia utilizarem com frequência este equipamento sob luz solar direta porque o brilho não vai conseguir acompanhar o ritmo.

Neffos X1: Processador e memória

O Neffos X1 vem com um processador MediaTek Helio P10 de oito núcleos que pode ser encontrado em muitos equipamentos de gama média. A isto juntam-se 2GB de memória e 16 GB de capacidade de armazenamento.

Embora possa parecer pouco o desempenho deste equipamento é muito interessante. Ao longo do nosso teste tudo correu bem e sem atrasos de maior. É verdade que como acontece na grande maioria dos dispositivos poderá surgir algum lag ocasional. No entanto na maioria das vezes funciona bem.

A interface

Muitas das vezes as interfaces dos dispositivos podem ser as principais responsáveis por atrasos nos equipamentos. Aqui quando nos referimos a interface estamos a falar em concreto de tudo o que é colocado por cima do sistema Android para lhe dar um aspeto diferente ou adicionar novas funcionalidades.

A interface que vem no X1 é muito leve e tem o nome de código NFUI. De facto, pode dar as indicações a alguns fabricantes acerca do caminho que se deve seguir. Outro aspecto que merece destaque é que a Neffos não adicionou qualquer software para (e lembrando-nos de um termo que era muito utilizado na rádio quando tínhamos de falar durante alguns segundos e na realidade não tínhamos nada para dizer) “encher chouriços”.

Ao nível do design da interface os ícones quadrados fazem-nos lembrar um pouco a MIUI. No entanto não ficamos fãs da fonte que é utilizada.

Neffos X1: Câmara

A câmara traseira deste equipamento tem 13 megapixéis, sendo que os nossos testes revelaram que se porta bem quando existem boas condições de luz. No entanto por vezes pode sofrer do problema de exposição demasiada o que tem impacto na cor.

No caso de ambientes com pouca luz deparamo-nos com um problema comum aos equipamentos de gama média e baixa. As imagens ficam com muito grão e em alguns casos pouco perceptíveis. É verdade que neste campo software da Neffos tenta dar uma ajuda mas ainda assim não há muito que possa fazer com um simples aumento da exposição.

A câmara frontal de cinco megapixéis faz tudo aquilo que podíamos esperar de uma câmara para selfies num equipamento de gama média. Consegue capturar selfies interessantes desde que exista luz para isso.

Neffos X1: Bateria

Infelizmente o Neffos X1 não vem com qualquer tecnologia de carregamento rápido e possui uma bateria de 2250 mAh. Com uma utilização normal não intensiva é capaz de fornecer carga para um dia de utilização.

Conclusão

O Neffos X1 é um equipamento interessante para quem procura obter uma boa relação qualidade preço. A versão que testámos e que vinha com 2GB de memória e 16GB de capacidade de armazenamento tem um preço de 179,99 Euros que nos parece simpático. Ainda assim e apesar das caraterísticas interessantes este equipamento pode perder a batalha para os concorrentes chineses que oferecem mais caraterísticas pelo mesmo dinheiro. Já com um preço mais barato, o Neffos X1 seria um concorrente mais temível dentro desta gama.

Design8
Ecrã6.7
Desempenho6.7
Software8
Autonomia6.7
Relação Qualidade/Preço6.3
O Neffos X1 é um equipamento interessante para quem procura obter uma boa relação qualidade preço. A versão que testámos e que vinha com 2GB de memória e 16GB de capacidade de armazenamento tem um preço de 179,99 Euros que nos parece simpático. Ainda assim e apesar das caraterísticas interessantes este equipamento pode perder facilmente para os concorrentes chineses que estão disponíveis no mercado.
7.1
Share:
Bruno Fonseca

Dê a sua opinião