Atenção! Não espere pelo Natal para comprar dispositivos!

A escassez de componentes eletrónicos tem sido um problema ao longo de todo o ano. Isto tem provocado um aumento no preço dos dispositivos. Aumento e falta de equipamentos nas prateleiras. De facto, mais ou menos, todos eles estão a ser afetados. As placas gráficas são os componentes que levaram o maior impacto, juntamente com as consolas XBOX Series X e PlayStation 5. Entretanto este impacto está também a fazer sentir-se no mundo dos smartphones. De facto, alguns fabricantes até voltaram a agendar os lançamentos para que nada falhasse. Sobretudo os que pretendem integrar chipsets da Qualcomm. Seja como for numa altura em que os preços pareciam estar a estabilizar, tudo pode voltar a disparar nos últimos meses levando a um Natal negro para quem quer comprar hardware e outros dispositivos eletrónicos.

Atenção! Não espere pelo Natal para comprar dispositivos!

rtx 3000, NVIDIA, comprar Natal

A conhecida empresa TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co) revelou aos seus clientes subidas significativas de preços na produção de chips. De acordo com o site DigiTimes e segundo o Tom’s Hardware que cita várias fontes entre fabricantes de chips, a TSMC deverá aumentar os preços para o fabrico através da tecnologia de 7nm em 10%. Entretanto os aumentos com outras tecnologias podem chegar até aos 20%, sobretudo para os equipamentos que chegam em Dezembro.

peças americanas, QUalcomm, covid-19 chipsets

O que está a causar o aumento de preços?

É que a procura por chips continua alta e ainda não foi resolvido o problema da existência de pouca oferta. Mas há mais questões.

Durante esta enorme procura e devido à existência de pouca oferta foi preciso levar a produção ao máximo. Ora isto teve impacto na qualidade. Menos tempo para manutenção, o que aumenta os riscos de imperfeições e aumenta o desgaste das máquinas. Assim é necessário aumentar os preços para cobrir os riscos de eventuais problemas, o que poderá levar à necessidade voltar a produzir determinados componentes.

O impacto no Natal

Ora se os preços vão aumentar sobretudo até Dezembro então não é de estranhar que este Natal tenhamos os dispositivos eletrónicos com os preços mais altos de sempre.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!