NASA apanhou finalmente uma estrela a devorar um planeta

Os sistemas planetários não nascem da noite para o dia. Quando as estrelas se formam e começam a puxar detritos para dentro da sua órbita, parte desse material eventualmente agrupa-se para formar planetas novos, sendo que a gravidade desses corpos puxa cada vez mais material que determina o tamanho que um planeta poderá ter. No entanto, a vida não é fácil para os planetas jovens, e os astrónomos sabem que as estrelas e até mesmo alguns planetas têm o hábito de dizimar mundos menores.

Agora, pela primeira vez, a NASA pode ter captado uma estrela a “alimentar-se” de um planeta. Graças ao poderoso Chandra X-ray Observatory, que foi lançado em 1999, os cientistas acreditam que conseguiram descobrir porque é que uma estrela que estudavam ocasionalmente escurece, e por períodos cada vez mais longos.

NASA

Acredita-se que a estrela, chamada RW Aur A, seja muito jovem e sua localização a apenas 450 anos-luz da Terra permitiu que os astrónomos a estudassem ao longo de muitas décadas e o comportamento tem sido estranho. Fica escura durante mais vezes e por períodos mais longos de tempo.

O Observatório permitiu que os investigadores estudassem o escurecimento com mais detalhe do que nunca. Os dados mais recentes deram aos cientistas motivos para acreditarem que o escurecimento é causado por uma nuvem crescente de detritos que estão a rodear a estrela, e esse material é provavelmente o que resta de um planeta jovem que a estrela está a destruir.

NASA

“As simulações por computador previram há muito tempo que os planetas podem cair numa estrela jovem, mas nunca tinhamos observado isto antes”, explica Hans Moritz Guenther, do MIT, e principal investigador do estudo. “Se a nossa interpretação dos dados estiver correta, esta seria a primeira vez que observamos diretamente uma jovem estrela a devorar um ou mais planetas.”

O estudo refere que o jovem planeta provavelmente colidiu com outro corpo menor, e que o impacto foi suficiente para fazer com que tanto o planeta como o objeto desconhecido caíssem na estrela.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Vai poder ter os jogos mais vendidos da Ubisoft a preços brutais!

Quando se fala em jogos com desconto, rapidamente tentamos procurar pelos melhores a nível de conteúdo, mas também pelos mais baratos. De forma a...

Loja Portuguesa fez ‘leak’ aos preços da nova AMD Radeon RX 6600

Portugal também tem alguma expressão no mundo dos 'leaks'! Afinal de contas, já conhecemos os preços das novas placas gráficas de gama média-baixa da...

WhatsApp vai começar a devolver dinheiro aos utilizadores!

Já passou algum tempo desde que o WhatsApp passou a disponibilizar o serviço de pagamentos, apesar de ainda não estar cá. De facto, o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!