Não julgue um telemóvel apenas pelos seus Benchmarks!


Por em

Temos de ser realistas, pois nos tempos que correm, várias empresas jogam um jogo sujo para tentar chegar ao topo. Já vimos vários casos em que alguns nomes populares da indústria fizeram algo bastante estúpido para conseguir ter uma ligeira vantagem face à concorrência.

Coisas como publicidade enganosa, especificações falsas, ou até algo que a gigante Chinesa Huawei foi apanhada a fazer… Batota nos benchmarks!


A batota da Huawei

A Huawei foi recentemente apanhada pela equipa do site ‘AnandTech’. A otimizar alguns dos seus smartphones topo de gama como o Huawei P20 Pro. Isto, de modo a conseguir ter uma pontuação mais alta do que aquilo que seria suposto, em aplicações como o 3DMark.

Em suma, o P20 e outros aparelhos conseguem identificar aplicações deste género… Aumentado significativamente a sua performance temporariamente! Conseguindo uma pontuação que é no fundo uma falsidade.

Um dos grandes problemas com este tipo de ‘batota’ é o motivo! Afinal de contas, estas empresas tomam estas decisões para não ficar atrás da concorrência, que também o faz!

A obsessão dos consumidores com os Benchmarks

Dito isto, a verdade é que a Huawei não foi a primeira, nem será a última a fazer ‘batota’! A história já nos mostrou que quase todos os fabricantes já fez um qualquer tipo de otimização para obter resultados favoráveis.

A lista inclui marcas super populares como a Samsung, LG, ASUS, HTC, Meizu e até OnePlus! Por isso é que me faz um pouco de confusão, que o assunto tenha sido tão debatido, quando é afinal uma coisa tão comum e antiga. (Apesar de continuar a ser inaceitável)

Contudo, é fácil perceber o porquê dos benchmarks serem tão populares… Hoje em dia, é muito difícil quantificar a performance de um smartphone de outra maneira!

Os benchmarks dão-nos um número que podemos posteriormente comparar com outros números de outros aparelhos, para conseguirmos perceber afinal qual é o aparelho mais rápido… No entanto, o processo também não é 100% fiável, e deixa muita coisa fora da equação.

Em suma, temos de começar a dar menos valor aos benchmarks. E mais importância à experiência de utilização de um smartphone!

Smartphone Telemóvel Benchmark Benchmarks

Uma pontuação maior não quer dizer necessariamente que o telemóvel é melhor que um outro modelo qualquer! É necessário perceber estes valores!

Vamos tentar perceber o exemplo do AnTuTU… Se um smartphone conseguir alcançar uma certa marca, como por exemplo os 250.000 pontos, podemos imediatamente perceber que o telemóvel tem um processador bastante poderoso. E que por isso, irá provavelmente conseguir executar qualquer tarefa que lhe seja designada.

No entanto, se tivermos um telemóvel que pontue 260.000 e outro que pontue 290.000, este último pode não ser um melhor telemóvel que o primeiro!

É verdade que ambos têm uma excelente pontuação, logo os dois têm um processador muito potente, mas o smartphone com menor pontuação pode ser bastante mais rápido nas tarefas do dia a dia, consoante a otimização do sistema operativo.

Eu percebo que como entusiasta de PC’s que sou, é difícil ignorar estes número… Mas é preciso olhar para aquilo que é realmente importa!

É preciso ter a noção de que um smartphone com um Snapdragon 835 com uma interface de utilizador super otimizada, vai oferecer uma experiência de utilização vastamente superior a um telemóvel com um novo Snapdragon 845 com má otimização!

Afinal prefere o quê?

Um telemóvel com uma pontuação excelente, mas estupidamente lento no dia a dia… Ou um telemóvel com uma pontuação mais baixa, mas que vai ser super rápido a ir ao Facebook, a responder a mensagens ou a mandar um e-mail super importante?

Em síntese, se os consumidores começarem a dar menos importância a estes ‘números’, talvez os fabricantes também sintam menos necessidade de os ‘modificar’!


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Apple

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Renderizações mostram Moto G7 com monocelha em forma de gota de água

Game of Thrones – Cuidado Jon Snow! Tyrion está apaixonado por Dany!

Seguinte