Esqueceu-se do multibanco? Vai poder pagar com o WhatsApp!


Por em

Atualmente quase já nem precisamos de uma carteira, a não ser para transportarmos os nossos documentos de identificação. É que ao nível de pagamentos, já podemos fazer quase tudo com o nosso smartphone, graças a serviços como o MBWay. No entanto, o futuro vai-nos trazer ainda muito mais formas de adquirimos produtos ou serviços, quando estamos fora de casa. Exemplo disso, é o facto de em breve podermos pagar com o WhatsApp. Um serviço conhecido como WhatsApp Pay e que até já esteve em testes noutros países.

Esqueceu-se do multibanco? Vai poder pagar com o WhatsApp!

De facto, o WhatsApp Pay é como o nome sugere, o sistema de pagamentos que o Facebook implementou nesta popular aplicação de mensagens. O sistema até já está a funcionar na Índia, onde um teste com um milhão de pessoas foi iniciado em 2018. Para além disso, continuou a reunir a preferência dos utilizadores, mesmo depois do período de testes.

ameaça no WhatsApp, o WhatsApp não, com o WhatsApp

Ora, dado o sucesso deste teste, o WhatsApp Pay será lançado oficialmente em novos mercados globais. Isto vai acontecer nos próximos seis meses e um aspeto interessante, é que não se pode excluir também um eventual lançamento na Europa. De facto, já me estou a ver ir ao café e perguntarem se pago com dinheiro ou Multibanco e eu responder com o WhatsApp. O mais que posso ouvir é: desculpe mas não aceitamos essa moeda.

Mas o que pode levar as pessoas a pagar com este sistema? Diria que a resposta se pode resumir a uma palavra, ou seja, a conveniência. 

De facto, a força do WhatsApp Pay é a simplicidade de usar uma conta já verificada, como o número de telemóvel no WhatsApp para associar uma conta atual ou um cartão de crédito e fazer pagamentos não apenas nas lojas, mas também online. O WhatsApp Pay também integra uma funcionalidade muito popular nos países asiáticos. Falo da troca de dinheiro direto entre indivíduos.

Entretanto e já que falamos em WhatsApp não se esqueça que a partir de amanhã esta aplicação vai deixar de poder ser utilizada em dispositivos com o iOS 7 e Android 2.3.7 (e versões anteriores). Assim, se ainda tiver um iPhone 4 (ou um modelo anterior) ou um smartphone Android antigo com o WhatsApp ainda ativo, saiba que a partir do próximo sábado já não o vai poder usar. Isto é exatamente o que aconteceu com o Windows Phone, em que já nem é possível iniciar a aplicação.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Assistente da Google: o grande aliado dos pais de um recém-nascido!

Google Maps salva mulher de 34 anos que tinha sido raptada!

Seguinte