Inicio Especiais Assistente da Google: o grande aliado dos pais de um recém-nascido!

Assistente da Google: o grande aliado dos pais de um recém-nascido!

Ter um filho é um momento único. De facto, transforma a vida de qualquer pessoa, para melhor, embora nem sempre seja fácil criar rotinas e conseguir gerir todas as situações do dia-a-dia. Ora é neste campo que a tecnologia pode dar uma grande ajuda e acreditem que o Assistente da Google, ou se preferir, o Google Assistant, pode fazer maravilhas.

Recentemente tinha comprado uma coluna inteligente com a plataforma da Google. Não foi na altura por nenhuma necessidade específica, mas porque achava piada à interação e a todas as potencialidades que se abrem com um simples comando de voz. Ora com o recente nascimento do meu filho, percebi rapidamente que este sistema da Google tem diversas mais valias para o pai de um recém-nascido e que vão muito para além das funcionalidades habituais de entretenimento.

Quanto custa ter uma coluna com o assistente da Google? 

Bem em primeiro lugar quero dizer que não precisa de fazer um investimento muito grande para ter uma coluna com este assistente. Eu comprei na altura uma da Lenovo, a Lenovo Smart Clock que quando estava a fazer este artigo descobri que está temporariamente a 59 Euros na Rádio Popular. Mais informações aqui.

Assistente da Google:

Claro que as da Google são igualmente muito boas. Temos por exemplo a Google Home Mini que custa cerca de 59 Euros na Globaldata. No entanto, acho que lhe falta um ecrã que pode dar jeito, sobretudo para funcionar como um relógio de cabeceira à noite.

Assistente da Google:

Ora com este dispositivo eu consigo facilmente ligar equipamentos dentro de casa, cronometrar o aquecimento do biberom e já não me esqueço das consultas e idas ao pediatra.

O que é possível fazer com o Google Assistant?

Bem, um pouco de tudo e com a conveniência dos comandos de voz.

A utilização mais básica é ajudar-nos a gerir consultas e exames que não são poucos nesta altura da vida de um recém-nascido.

Assim e mal acabamos de marcar uma consulta, podemos dizer logo, hey Google agendar compromisso para quarta-feira, por exemplo. Depois é só indicarmos a hora e o assunto do compromisso e ele fica registado. Posteriormente e quando nos aproximarmos da data, o calendário da Google alerta-nos para este agendamento.

Assistente da Google:

Da mesma forma, se quando acordarmos dissermos Hey Google, bom dia, o assistente faz-nos um resumo do tempo, do transito e dos nossos agendamentos. Ou seja, nunca perdemos pitada de nada.

Outra das funcionalidades interessantes diz respeito aos timmings.

Os timmings são muito importantes nesta fase. Quando nos levantamos à noite, por exemplo, para aquecer um biberom numa máquina e aquilo tem de ser ao minuto. 5 minutos se estiver no frigorífico ou 3 se estiver cá fora, não nos podemos distrair com nada. E termos um recém-nascido a chorar, com tarefas de mudanças de fralda pelo meio, o mais natural é perdermos o controlo ao tempo e deste modo o biberom pode ficar mais quente. Ora o assistente da Google dá uma excelente ajuda nisto. Só precisamos de dizer. Hey Google, contar três minutos, ou aqueles que desejarmos. A coluna vai começar a contar o tempo de imediato e alerta-nos quando ele chegar ao fim.

Assistente da Google:

Existem ainda outras tarefas muito interessantes que este assistente pode realizar.

No entanto, para estas já necessitamos de acessórios adicionais. Uma forma de utilização muito útil requer tomadas inteligentes. Como o próprio nome indica, são avançadas e podem ser controladas a partir de um sistema central. Por exemplo, podemos acender o candeeiro da sala, ou ligar um aquecedor que esteja ligado a uma destas tomadas. Tudo sem termos de nos levantar. Assim, basta dizermos, Hey Google ligar tomada da sala, ou outro nome que queiramos atribuir, e o assistente assim o fará.

Encontrarmos dispositivos perdidos pela casa, como por exemplo, o smartphone, é outra das características muito úteis.

Com um recém-nascido o mais certo é a uma dada altura não sabermos onde colocámos as coisas. A privação de sono tem destes efeitos. Ora com o assistente da Google podemos localizar facilmente o nosso smartphone. Só precisamos de dizer. Hey Google localizar smartphone e ele assim o fará.

Assim numa visão geral, estas são algumas das grandes ajudas que o assistente da Google pode dar a pais recém-nascidos. Claro que existem muito mais possibilidades, mas só estas que referi. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Apple iPhone 12 Pro: unboxing e primeiras impressões

A gama iPhone 12 representa, por um lado, um regresso às origens e mais concretamente ao aspeto geral do iPhone 4. Por outro, é...

Huawei Mate 40 Pro: concorrentes arrasados no DxOMark!

Hoje, a Huawei anunciou a nova gama Mate 40, que inclui o Mate 40 mais “acessível”, juntamente com os irmão mais poderosos, ou seja,...

Atenção! Humankind já tem data de lançamento para o PC!

Se por acaso joga diariamente no PC, mas a sua biblioteca de jogos está algo vazia, temos a dizer-lhe que o novo jogo da...

iPhone 12: a bateria e a memória de todos os modelos!

O iOS é um sistema operativo tão bem otimizado que nunca foi necessário que os iPhones tivessem muita bateria nem memória. Aliás é por...

Velocidade Furiosa 10 e 11 vão mesmo chegar aos cinemas!

O mundo do cinema tem mesmo andado de pernas para o ar durante os últimos tempos com vários filmes a serem cancelados. E o...