Hoje em dia muitas pessoas trocam de smartphone a cada dois ou três anos. Curiosamente na maioria dos casos nem é por causa das funcionalidades. É mesmo devido a todos os atrativos que os novos modelos prometem. Tudo isto faz-nos olhar para o nosso equipamento atual e ficarmos um pouco desapontados. No entanto, há quatro coisas que evitam mudar de smartphone Android!
Quatro coisas que evitam mudar de smartphone Android!
Descarregue um novo launcher
Instalar um novo launcher no smartphone pode fazer toda a diferença e ficarmos com a sensação que até mudámos de equipamento. De facto, podemos passar a ter acesso a novas funções e sobretudo a um novo design gráfico. Na realidade é bastante interessante mudarmos o equipamento do nosso telemóvel e passarmos a ter acesso, por exemplo, a uma gaveta de aplicações para quem não tinha ou vermos as informações a passarem a ter outro aspeto.
Na realidade mudar o launcher é quase como trocarmos de smartphone.
Substituir a bateria
A bateria é responsável por muitas coisas do smartphone correrem bem ou mal. Afinal de contas ninguém quer um telemóvel que se desliga do nada ou que perde a autonomia em muito pouco tempo. Assim uma mudança da bateria pode levar-nos a termos novamente a sensação de termos adquirido um equipamento novo.
Limpar aplicações
Com o tempo o nosso smartphone tende a ficar cheio e o que outrora fazia sentido em termos de apps, deixa de o fazer. É muito comum que as pessoas tenham várias aplicações no telemóvel que desempenham a mesma função. Nesta lista incluem-se o browser, apps de tomada de notas, aplicações de backup, aplicações de mensagens e muito mais. Mas se uma das aplicações for obviamente melhor, deve livrar-se da menos útil. Por exemplo, se utilizar um dispositivo Galaxy, tem de escolher entre a Samsung Internet e o Google Chrome como o browser. Desinstale o que não acha tão útil. Com isto ganha espaço e recursos.
Entretanto um aparte. Mantenha-se afastado das apps que melhoram o desempenho. Isto porque não vai o seu smartphone ficar novo. Na realidade são capazes de fazer exatamente o oposto.
De facto, as apps que prometem limpar a memória ou fazer com que a bateria durem mais podem ter impacto no funcionamento do sistema operativo e fazer mais mal do que bem. As aplicações de limpeza de memória são redundantes porque muitos dos processos que param acabam por recomeçar automaticamente. Além disso, da próxima vez que abrir uma aplicação fechada à força, vai demorar mais tempo a carregar do que se não tivesse feito nada.
Desativar widgets antigos
É verdade que os Widgets são convenientes, no entanto podem atrasar o equipamento. Se realmente precisam deles, deixem-nos no ecrã principal. Caso contrário e se apenas lá estão por uma vertente estética livrem-se deles. Acreditam que o desempenho do vosso equipamento vai agradecer.
Apagar ficheiros que não são importantes
Com o tempo, o nosso smartphone fica cheio de imagens, vídeos, documentos, GIFs e muito mais. E muitas destas coisas, normalmente, não valem o espaço de armazenamento que ocupam. Se o seu armazenamento interno estiver cheio, irá afetar o desempenho geral do smartphone. Tudo porque não existe espaço para processar as funções sem problemas. Isto pode abrandar o equipamento.
Para evitar isto, é uma boa prática limpar profundamente os ficheiros do seu smartphone a cada três a seis meses. Quanto mais armazenamento puder limpar, melhor.