Quando se trata de alimentar um automóvel, normalmente lembramo-nos apenas do combustível. Mas, para além do seu indicador de combustível, também deve estar atento ao nível da sua bateria. As baterias desempenham várias funções nos veículos – incluindo fornecer a energia de que necessita para pôr o carro a trabalhar. E com tantas despesas diferentes associadas ao seu carro, provavelmente está a tentar manter os custos baixos. Uma forma de o fazer é efetuar algumas pequenas alterações que vão fazer com que tenha de mudar menos vezes a bateria do seu automóvel.
Quer mudar menos vezes a bateria do seu automóvel? Faça isto!
Evite viagens curtas e frequentes
Ligar o seu carro é um esforço para a sua bateria. Felizmente, quando conduz, o motor recarrega a bateria. Quando faz viagens curtas e frequentes com o automóvel, a bateria está sempre a trabalhar, mas não está a funcionar durante tempo suficiente para ser recarregada. Fazer isto diariamente pode encurtar a vida da sua bateria, por isso tente evitar viagens curtas regulares.
Verifique as luzes e as portas
Adquira o hábito de se certificar de que todas as luzes do veículo – os faróis, bem como as luzes interiores – estão desligadas quando acaba de conduzir durante o dia/noite. Parte disso é verificar se todas as portas, bem como a bagageira e o porta-luvas, estão fechados. Esta é uma boa ideia não só por razões de segurança, mas também porque deixar qualquer uma destas portas abertas normalmente acende uma luz interior que pode descarregar a sua bateria se for deixada durante a noite ou por longos períodos de tempo.
Tente evitar temperaturas extremas
As baterias não gostam quando está muito calor ou muito frio, por isso, se for possível estacioná-lo num local com menos flutuações de temperatura – como uma garagem no inverno ou um local à sombra no verão – pode ajudar a sua bateria a durar mais tempo.