Monitores portáteis estão a virar moda mas valem a pena?

Normalmente ouvimos falar de computadores portáteis. Já monitores portáteis é mais raro. No entanto isto não significa que não possam gerar interesse por parte dos consumidores. De facto, antes da pandemia existia alguma procura no mercado, especialmente para quem aposta a sério na mobilidade, mas ainda assim necessita de algumas ferramentas para trabalhar, ou neste caso de dois monitores. É que dois ecrãs podem dar mesmo muito jeito.

No entanto e antes de passarmos a três monitores portáteis que são interessantes, a partir dos 149 Euros, importa esclarecer alguns fatores.

Antes de começarmos, vamos olhar para as diferenças entre as ligações USB-C e USB-A. A porta USB-C pode suportar o protocolo DisplayPort, que é uma alternativa ao HDMI. No entanto, isto não é uma garantia, pois os fabricantes podem limitar a conectividade USB-C à energia, dados ou uma combinação de ambos. Verifique sempre as especificações do seu PC antes de comprar um monitor portátil que se ligue a esta porta.

Entretanto se a porta USB-C do seu computador suportar o protocolo DisplayPort, basta ligar um monitor portátil sem instalar software adicional. Este não é o caso das portas USB-A, pois elas não suportam saída de vídeo. Dito isto, para ligar um monitor através de destas portas vai necessitar dos drivers DisplayLink instalados no seu PC. O mesmo acontece se tiver uma porta USB-C que só suporta dados.

Asus ZenScreen GO MB16AP – uma das melhores opções no campo dos monitores portáteis

Este monitor de 15,6 polegadas inclui uma bateria integrada de 7.800mAh que promete até quatro horas com uma única carga. Vem também com um “estojo inteligente” dobrável que protege o ecrã e serve como suporte para os modos de paisagem e retrato. O Asus ZenScreen GO conta com um painel IPS com uma resolução de 1.920 x 1.080 a 60Hz. Possui brilho máximo de 220 nits, taxa de contraste de 800:1 e tecnologia Asus “Eye Care”, que consiste num filtro de luz azul e nove modos de vídeo predefinidos.

Monitores portáteis

Este dispositivo conta com uma única ligação USB-C.

Não é barato custado 375 Euros. Existe também um modelo mais barato que custa 253 Euros. Pode encontrar mais informações aqui.

HP EliteDisplay S14

Este monitor portátil da HP conta com um painel IPS de 14 polegadas com uma resolução de 1.920 x 1.080 a 60Hz. Não tem tantas funcionalidades como o Asus mas temos diversas opções de configuração, um modo de pouca luz azul e conectividade USB-C.

Monitores portáteis

Este monitor portátil possui um brilho máximo de 200 nits, ângulos de visão de 178 graus, uma taxa de contraste de 700:1 e um tempo de resposta de 5ms.

O preço é de 259,90 Euros.

Acer PM161Q

O Acer PM161Q é a opção mais barata que referimos aqui. Liga-se por USB Tipo-C ao computador e ainda vai necessitar de um cabo micro USB para o alimentar. Inclui um painel IPS de 1920 x 1080 pixéis e é substancialmente mais grosso.

O tempo de resposta mais lento de 7 ms e a falta de opções de ângulo de visão são alguns dos pontos fracos. No entanto o preço compensa algumas questões.

O preço é de 149,99 Euros

Vale a pena comprar um?

Quanto ao valer a pena que foi a questão que coloquei no título deste artigo, tudo depende do tipo de atividade que exerce. Se anda muitas vezes por fora e necessita realmente de um segundo monitor vale realmente a pena. Vejo isto até a ser utilizado por quem tem necessidade de editar vídeo fora de casa e passa a poder contar assim com um sistema onde estará sempre a visualizar o produto final, ao mesmo tempo que faz ajustes no ecrã do computador.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário