ASUS acabou de fazer um ‘All-In’ no mundo dos portáteis! (300Hz!?)

A ASUS é inegavelmente uma das gigantes do mundo dos portáteis, ao oferecer opção budget, mainstream, e super ‘premium’ para produtividade e jogos. É uma das marcas ‘go-to’, se por acaso precisa de um portátil para o seu dia a dia. Dito isto, a gigante acabou de apresentar a sua gama ROG para 2020, trazendo um portátil realmente inovador na forma do Zephyrus Duo 15, que pega no ScreenPad+ do ano passado, e lhe dá esteróides para o levar para o próximo nível.

ASUS acabou de fazer um ‘All-In’ no mundo dos portáteis! A gama com as melhores especificações e design do mercado? Abram alas para os processadores Intel Core 10000 e placas gráficas RTX 2000 Super!

Zephyrus Duo 15
Zephyrus Duo 15

Portanto, a gigante ASUS acabou de anunciar a sua nova gama de portáteis, trazendo mais uma vez uma opção para todas as carteiras e necessidades. No entanto, além dos clássicos portáteis que ainda são a ferramenta ideia para trabalhar no dia a dia, numa vida super movimentada, temos ainda alguns modelos que tentam inovar numa componente ou outra, e ainda bem que assim é.

É que se o pessoal se queixa da estagnação no mercado de smartphones… O que dizer do mundo dos portáteis!? Mas vamos por partes!

Pois bem, o processador é quase sempre o componente mais importante de qualquer portátil, por isso, a ASUS não poderia lançar mais do mesmo. Dessa maneira, temos os novos Intel Core 10000 na mais recente geração ROG (Republic of Gamers), chegando ao máximo de 8 núcleos e 16 threads, com o grande objetivo de oferecer uma performance brutal tanto em jogos como em workloads.

Além disto, a ASUS decidiu aumentar o standard da memória RAM DDR4 para os 3200MHz (o default era 2933MHz). Quanto às placas gráficas, os novos portáteis ROG contam com as mais recentes placas gráficas NVIDIA RTX 2000, incluindo as RTX 2070 Super e RTX 2080 Super. No entanto, as coisas não ficam por aqui, visto que a ASUS garante conseguir um aumento de performance acima do normal, graças ao seu ROG Boost, de forma a fazer um pequeno OC no GPU e CPU.

Primeiros portáteis a contar com Pasta térmica ‘Liquid Metal’, sim leu bem, metal líquido

Não é novidade para ninguém que o grande desafio na construção de um portátil de alto desempenho, é o controlo de temperaturas! Meter um CPU potente ou uma placa gráfica de topo é fácil. O que não é fácil, é mantê-los frescos para não sofrerem throttle, o que por sua vez significa uma queda significativa na performance.

Assim, a gama ROG conta com uma das mais recentes tendência do mundo entusiasta de PCs, o ‘Liquid Metal’ em vez da tradicional pasta térmica. A ideia é aumentar a qualidade de transferência de calor, para dependendo do modelo, melhorar o design do portátil, tornando-o mais leve/pequeno, ou simplesmente aumentar a performance.

Grande aposta nos ecrãs! Soluções para criadores e para jogadores

A ASUS apresenta uma gama com tudo para todos, o que claro está, implica ecrãs com altas taxas de atualização para os gamers mais entusiastas, mas também altas resoluções e fiabilidade de cor para quem precisa de uma máquina potente para criar conteúdo ou trabalhar com muita qualidade.

Por isso, temos painéis 4K no Zephyrus Duo 15 e Zephyrus M15, bem como modelos com painéis a começar nos 120Hz e a chegar até aos 300Hz! Isto sem falar no suporte ao G-Sync para diminuir ao máximo o screen-tearing nestas taxas de atualização extremas.

4K ou 300Hz? Isto não vai aniquilar a bateria? Claro que sim! Por isso é que temos acesso ao GPU Switch

Quer altas resoluções? Altas taxas de atualização também? Ou precisa que a bateria aguente mais que 1 hora?

Pois bem, a ASUS conseguiu criar uma nova tecnologia de forma a que tudo isto seja equilibrado de forma automática. Assim, quando não precisa de ter a resolução no máximo, ou não está a jogar, o portátil irá mudar as definições consoante a sua necessidade no momento.

Aumento da portabilidade, ao fazer alguns toques nos carregadores

Ter um portátil leve e fino é brutal, mas se por acaso for acompanhado com um carregador que mais parece um tijolo, é fácil dizer que o esforço foi em vão. Por isso, a ASUS decidiu dar uns valentes toques no design dos seus carregadores portáteis, diminuindo o tamanho em 20% no modelo de 180W. Similarmente, decidiu também lançar um novo adaptador de 240W para os modelos mais poderosos da gama, sendo 19% mais pequeno em relação ao modelo de 230W do ano passado.

Além de tudo isto, vamos também dar as boas vindas ao suporte do carregamento USB-C via USB Power Delivery. Uma solução que permite ir de viagem com um carregador mais pequeno, deixando o ‘matulão’ em casa. Em paralelo, é também agora possível carregar os portáteis ASUS ROG a partir de powerbanks.

(No entanto, para jogar ou trabalhar a sério, é sempre preciso ligar o carregador incluído)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também