O mercado de monitores de PC nos últimos anos tem evoluído de forma explosiva, com a introdução de ecrãs Ultra-Wide 21:9, ecrãs curvos, resolução 4K+ e ainda a introdução de tamanhos acima das 40”. Por isso foi com muita curiosidade que recebemos o Philips Brilliance 4k 328P, um monitor 4K com 32” que promete impressionar pela qualidade e precisão das cores.
Entretanto, os monitores de 120Hz+ e tecnologias de sincronização adaptativa também ficaram mais baratos, por isso estamos agora numa excelente altura para comprar monitor, com várias opções de várias marcas.
É neste contexto que a Philips resolveu lançar o Brilliance 328P ! O objetivo é oferecer um monitor com a resolução de 4K com precisão e qualidade de cores num painel de 32” a um preço bastante competitivo.
Em suma, nesta oferta da Philips não temos nada fora do normal, como proporções de tela Ultra-Wide, curvatura no ecrã, ou altas taxas de actualização de frames. Apenas precisão e qualidade num ecrã 32” com uma resolução brutal de 4K com uma extensa gama de cores e capacidades de calibração de imagem que os profissionais tanto necessitam.
Unboxing e comparação com antigos monitores
Diferença entre um monitor 1080p e um 4K
Especificações
- Tamanho do Ecrã: 32”, 16:9
- Resolução nativa: 3,840 x 2,160
- Taxa de actualização: 60Hz
- Tipo de paínel:VA
- Contraste: 3000:1
- Brilho: 300cd/m2
- Tempo de resposta: 4ms Grey-to-Grey
- Entradas de imagem: DisplayPort, DVI, HDMI / MHL, VGA
- USB-Hub: 4 portas USB 3.0 com carregamento rápido
- Inclinação: Sim
- Elevação: Sim
- Rotativo: Sim
- Cabos incluídos: cabo D-Sub, cabo DisplayPort, cabo HDMI, cabo Audio, cabo de alimentação
- Peso: 9.23kg
Conclusão
Até agora posso dizer que este é sem dúvida o melhor monitor que já usei, o menu para configuração é intuitivo, tem várias tipos de input de imagem e a base é extremamente robusta oferecendo as possibilidades de levantar, rodar ou até inclinar o monitor.
A nível de monitor propriamente dito, posso dizer que nunca na vida pensei em usar um monitor de 32” no meu computador Desktop, mas agora fico triste por nunca o ter feito, porque é realmente impressionante!