Já viu estes modos de fotografia no seu smartphone Android?

Muitas pessoas limitam-se a utilizar as funções básicas de câmara do seu telemóvel Android o que é perfeitamente normal. É que os smartphones são atualmente tão avançados que na prática só temos de carregar no botão para disparar e a fotografia sai sempre bem. Isto porque o smartphone consegue fazer todos os ajustes necessários para que isto aconteça. No entanto há algumas mais valias em utilizar outros modos de fotografia que estão disponíveis no seu smartphone Android.

Já viu estes modos de fotografia no seu smartphone Android?

Grelhas e directrizes

Quando se trata de fotografia, o enquadramento e a composição são os aspectos mais fundamentais. Um fotógrafo experiente conhece bem essas regras, mas para um utilizador comum de smartphone, a ferramenta de linhas de grelha na aplicação da câmara está lá para ajudar. Mas em que é que ela é útil? Em primeiro lugar, permite-lhe conseguir o melhor enquadramento. Trata-se de um conceito fundamental que procura a colocação estratégica de objetos importantes de forma descentrada para obter uma composição equilibrada e esteticamente agradável.

modos de fotografia no smartphone Android

Esta técnica consiste em dividir o enquadramento fotográfico em duas linhas horizontais e duas verticais. Ao aplicar a Regra dos Terços, a fotografia é segmentada em nove secções iguais, facilitadas por estas linhas que se intersectam.

Além disso, este método promove a utilização artística do espaço negativo, que são as áreas vazias que rodeiam o objeto.

Modo ultra grande angular

Do segmento económico ao topo de gama, quase todos os telemóveis Android vêm agora com duas câmaras. Uma é a câmara principal, normalmente equipada com um sensor de megapixéis elevado, e a outra é uma câmara secundária com uma lente ultra grande angular que permite captar um panorama mais amplo da vista à frente dos olhos.

modos de fotografia no smartphone Android

Para aceder ao modo de câmara ultra grande angular na aplicação da câmara, procure por cima do botão do obturador as teclas alfanuméricas que indicam os níveis de ampliação. A predefinição é 1x, o que é natural para a câmara principal. Qualquer valor acima de 1x entra no território do zoom, onde a câmara telefoto entra em ação. Tocar em 0,5x ou 0,6x ativa a câmara ultra grande angular, que é útil para captar uma fotografia de grupo ou uma vista natural pitoresca.

As câmaras ultra grande angular, apesar de impressionantes por si só, têm a sua quota-parte de desvantagens. Um problema proeminente que afeta muitas delas é a famosa distorção da lente olho-de-peixe, particularmente visível nas extremidades. Outra preocupação é a reprodução de cores inconsistente que afeta muitos telemóveis económicos. Além disso, na fotografia noturna, as câmaras ultra largas ficam muitas vezes aquém das expectativas.

Slo Mo

Slo Mo, abreviatura de câmara lenta, permite-lhe gravar e reproduzir vídeos pelo menos quatro (ou mais) vezes mais lentos. Isto é possível capturando mais fotogramas por segundo e juntando-os num clip. A magnitude do efeito de câmara lenta é normalmente representada pela contagem de FPS. Os telemoveis Android começam normalmente com 240 fps, o que é cerca de oito vezes mais lento do que um vídeo médio gravado a 30 fps. Dependendo das marcas, é possível alterar a taxa de fotogramas do vídeo para valores como 480 fps e até ajustar a resolução.

Pode encontrar os controlos de câmara lenta passando pelas opções de captura na página inicial da aplicação da câmara ou visitando a secção “mais” para aceder aos mesmos. Ao filmar em câmara lenta, é fundamental manter a câmara estável. Mesmo os movimentos mais ligeiros podem resultar em desfocagem e mudanças de focagem, que se tornam altamente visíveis quando a reprodução é abrandada.

Modo retrato

O modo retrato permite-lhe tirar uma fotografia em que o motivo está focado enquanto o fundo está desfocado, um truque que permite destacar a peça central. Na maioria dos telemóveis Android, está disponível na página inicial da aplicação da câmara com o nome de retrato ou bokeh.

Modo Pro

Uma das maiores desvantagens de fotografar com um telemóvel em comparação com uma câmara adequada é a falta de controlos. Os smartphones dependem mais de truques computacionais e de melhorias do lado do software para compensar o seu hardware inadequado. No entanto, todos os telemóveis Android oferecem um Modo Pro que oferece algum controlo sobre aspectos fundamentais como ISO, Velocidade do obturador, Equilíbrio de brancos, Valor de exposição e ajuste da focagem.

Dependendo do fabricante do smartphone, está disponível na grelha de controlo principal na página inicial da aplicação da câmara ou na secção “Mais”. O Modo Pro está normalmente limitado à captura de fotografias em telemóveis Android, mas algumas marcas, como a Samsung, também alargam a conveniência à captura de vídeo.

De facto, vale a pena experimentar estes modos de fotografia no seu smartphone Android.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.