Os automóveis modernos contêm muitos dispositivos de segurança que funcionam em segundo plano. Na maioria das vezes, quase não se dá por eles e não precisa necessariamente de saber como funcionam. No entanto, quando se trata do modo “limp” ou “limp home” há várias coisas que é benéfico saber enquanto condutor.
O que é o modo limp ou limp home?
O modo “limp” é uma caraterística de segurança acionada quando a unidade de controlo do motor (ECU) do seu automóvel detecta uma avaria. Reage a esta situação limitando a potência do automóvel, permitindo-lhe chegar a casa (daí o nome) a uma velocidade muito mais lenta para evitar danos maiores.
Essencialmente, o modo “limp” é uma forma de controlo de danos. É a forma de o seu automóvel se proteger – é por isso que nunca deve ser ignorado quando acontece. É na prática algo conhecido como modo de abrandamento.
O que acontece?
Quando o modo limp entra em acção pode notar perda de potência, o surgimento da luz de gestão do motor, as rotações limitadas a cerca de 2.000-3.000 RPM e até ficar bloqueado numa mudança baixa (em automóveis automáticos). Para além disso as funções auxiliares podem deixar de funcionar (por exemplo, aquecimento e ar condicionado).
Quais as causas?
Há muitos fatores que podem ativar este modo. Pode ser devido a falhas na transmissão quando a caixa de velocidades não consegue comutar corretamente entre as mudanças. Também se pode dever a sensores avariados. Entretanto o mesmo pode suceder devido a cablagem deficiente – problemas no feixe de cabos podem causar um comportamento errático detectado pela UCE. Por fim temos avarias nos travões, problemas no motor ou níveis baixos de fluídos.
Que sensores o podem ativar
Alguns exemplos de sensores que podem acionar o modo de inibição incluem o sensor de fluxo de massa de ar (MAF), o sensor de posição do acelerador (TPS) e o sensor de pressão do coletor (MPS).
O que fazer se o seu automóvel entrar em modo “Limp
O modo Limp foi concebido para lhe permitir regressar a casa depois de o seu automóvel ter sofrido um problema. Por isso que é por vezes designado por “modo Limp Home”. Pode continuar até ao seu destino ou a uma oficina, mas, se possível, é melhor reduzir a condução ao mínimo até o problema estar resolvido.
Entretanto verifique os níveis de fluido do seu automóvel e procure eventuais fugas por baixo do veículo. Se o nível baixo de fluido estiver a ativar o modo de marcha lenta, é fácil de resolver. Caso contrário, a melhor coisa a fazer é levar o seu automóvel a uma oficina ou contactar um mecânico móvel para descobrir o que desencadeou o modo de inibição.
Atenção que o modo “Limp” não se destina a permitir-lhe continuar a conduzir indefinidamente, pois isso não seria seguro. Em vez disso, permite-lhe chegar ao seu destino (se estiver relativamente perto), encontrar um local seguro para parar ou dirigir-se a uma oficina onde possa obter ajuda.
Conduzir mais do que isso põe em risco a saúde do seu carro e pode acabar por causar mais danos. Assim seria útil se olhasse para o problema de outra forma – em vez de perguntar até onde pode conduzir, pense em quanto tempo pode parar de conduzir para benefício do seu veículo.
Como reiniciar este modo
Por vezes, este modo pode-se ativar por uma falha temporária, pelo que a primeira coisa a fazer é tentar reiniciá-lo desligando o seu automóvel, aguardando 30 segundos e ligando-o novamente.
Entretanto se o problema persistir, o melhor é marcar um teste de diagnóstico. O modo Limp não é uma funcionalidade inútil – o seu objetivo é alertá-lo para um problema. Só deve tentar reiniciá-lo ou contorná-lo se souber que surge devido a uma falha.
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