Inicio Android MIUI 12 já está disponível para o Xiaomi Mi 10 e 10...

MIUI 12 já está disponível para o Xiaomi Mi 10 e 10 Pro

Hoje, Chang Cheng, vice-presidente do Xiaomi Group anunciou no Weibo que a versão estável do MIUI 12 já está disponível para a gama Xiaomi Mi 10. Dito isto, tanto o Xiaomi Mi 10 como o Xiaomi Mi 10 Pro já estão a receber esta atualização. A dimensão do pacote de atualização é de 820 MB e chega com muitas funcionalidades.

MIUI 12 já está disponível para o Xiaomi Mi 10 e 10 Pro

Na lista de novas funcionalidades, temos o Dark Mode 2.0, menu de aplicações, modo ultra de poupança de energia, mas também o Super Wallpaper, onde encontramos papéis de parede com complexas animações em 3D. Também houve muitas melhorias ao nível da privacidade. Há também novidades na aplicação de câmara e na multitarefa, que agora inclui janelas flutuantes e modo Picture in Picture.

MIUI 12 Mi 10

O primeiro pormenor nas novidades do MIUI 12 que atrai logo à atenção são os ícones animados. Isto para além de algumas pequenas mudanças nos ícones standard. Para além disso no MIUI quando abrimos uma aplicação ela começa a abrir e termina no centro do ecrã. No MIUI 12 a janela expande-se a partir da app e volta para o ícone quando fechamos essa aplicação. Para além destes pormenores, o MIUI 12 tem também uma nova fonte que assenta que nem uma luva no novo aspeto gráfico da interface. Apesar do sistema continuar a mostrar a fonte do sistema como Roboto, as alterações são bastante evidentes.

MIUI 12 Mi 10

Nova aplicação de câmara no MIUI 12 para o Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro

Uma das grandes novidades do MIUI 12 é uma nova aplicação câmara. Para além das novas funcionalidades, a nova app será mais personalizável na sua aparência e botões, que poderemos configurar ao nosso gosto.

Super Wallpaper

O MIUI 12 apresenta novos papéis de parede ao vivo inspirados no espaço. Entre eles, existem dois novos pacotes de wallpapers chamados “Super Wallpapers” com quatro níveis de zoom.

MIUI 12 Mi 10

Entretanto e se lhes quiser deitar a mão já pode. Isto porque os programadores do XDA conseguiram extrair os papéis de parede estáticos e ao vivo do firmware MIUI 12 para o Redmi K20 Pro / Mi 9T Pro e já estão disponíveis para download. Encontra mais informações e o download aqui. Não tem de estar a usar um smartphone Xiaomi para ter acesso a eles.

Novo ecrã de definições

As animações no MIUI 12 não se limitam apenas ao ecrã inicial e ao centro de controle, mas também a diferentes menus disponíveis nas Configurações. Por exemplo, existem novas animações para destacar os gráficos de capacidade e uso da bateria.

MIUI 12 Mi 10

Também no menu Sobre o telefone, estão disponíveis várias animações, especialmente no separador Armazenamento.

Nova versão do modo escuro

O MIUI 12 chega com um novo modo escuro melhorado que agora pode ser aplicado seletivamente a determinadas aplicações. Isto é especialmente útil para apps que não têm um modo escuro nativo. Deste modo, é possível inverter cores ou forçar fundos escuros que normalmente deveriam ser claros.

MIUI 12 Mi 10

Janelas Flutuantes

O MIUI 12 possui janelas flutuantes com o objetivo de oferecer a mesma experiência de várias janelas que temos num computador. As aplicações suportadas podem ser abertas na forma de janelas flutuantes que ocupam apenas uma pequena parte do ecrã e podem ser abertas por cima de outras aplicações.

MIUI 12 Mi 10

Saúde

O MIUI 12 ajuda a melhorar a forma física e o bem-estar mental dos utilizadores. O contador de passos pré-existente tem agora um sistema de acompanhamento automático para corrida, ciclismo e subida de escadas. Além disso, existe um novo sistema de registo do sono que guarda a hora e a qualidade do seu sono com base nos movimentos e sons que faz à noite. Para além de acompanhar os exercícios, a app Mi Health também acompanha o número de vezes que se levantou e envia notificações se não se mexer durante algum tempo.

MIUI 12 Mi 10

Privacidade é uma grande aposta do MIUI 12 no Mi 10 e Mi 10 Pro

O MIUI 12 tem agora a possibilidade de acompanhar o comportamento das aplicações no smartphone e relatar comportamentos suspeitos aos utilizadores. Uma boa notícia no MIUI 12 Global que já está em distribuição. Além disso, quando uma aplicação exigir permissões de acesso à câmara, gravação e GPS o utilizador tem sempre de dar permissão. De facto, os sistemas de intercepção regulam ainda mais as permissões da app, proíbem completamente o uso de câmaras e outros sistemas em segundo plano.

Entretanto, mesmo quando são dadas permissões pode optar por permitir apenas durante o uso ou num horário específico. Além disso, o MIUI 12 é o primeiro sistema operativo do mundo para dispositivos móveis que passou no “Teste Avançado de Proteção de Privacidade do Sistema Android” da TÜV Rheinland que garante totalmente a segurança dos dados dos utilizadores.

Novo centro de controlo

O MIUI 12 chega também um novo centro de controlo que é claramente inspirado pelas versão mais recentes do iOS. Até os ícones mais redondos e maiores têm muitas semelhanças com o iOS 12.

Entretanto as notificações estão mais organizadas e as que pertencem à mesma aplicação surgem agrupadas, embora possam ser expandidas de volta individual. Para isso basta ficarmos a pressionar durante algum tempo a bolha de notificações.

MIUI 12 Mi 10

Galeria

O MIUI 12 também chega com funcionalidades úteis na galeria do smartphone. O primeiro é o Memórias, que pode ser usado para criar colagens ou vídeos curtos usando as imagens ou vídeos existentes. Para as colagens, pode escolher a orientação, adicionar texto e editar cada imagem individualmente. Para vídeos curtos, você optar entre vários modelos.

Mi Share é outra das novidades do MIUI 12 Global para o Mi 10

O AirDrop da Apple é extremamente popular entre os utilizadores do iPhone. Isto deve-se sobretudo à sua facilidade de utilização. No entanto, implementar uma funcionalidade semelhante no Android era praticamente impossível. Graças a uma aliança entre a Xiaomi, OPPO, Realme e Vivo tudo mudou. A aliança permite a transferência de ficheiros com um clique entre smartphones da Xiaomi, OPPO e Vivo. A transferência suporta vários formatos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, etc., e é rápida (até 20 MBps), estável e eficiente ao nível do consumo de energia. De facto, uma das grandes mais valias é que não há necessidade de instalar aplicações adicionais. Isto graças a algo chamado Mi Share. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Oops!? As primeiras NVIDIA RTX 3080 já estão a dar problemas!

As primeiras NVIDIA RTX 3080 já estão a dar problemas! - Quando temos um novo produto a chegar ao mercado, seja um telemóvel, uma...

Windows 10: atualizações estão a falhar veja como resolver!

Quando a Microsoft lança o update do Patch Tuesday para o Windows 10 com patches de segurança, normalmente é recomendado que faça rapidamente a...

Spotify acaba de receber uma novidade nos podcasts!

O Spotify pode ser ultra-experiente no que diz respeito ao streaming de música. No entanto, é mais novata no que diz respeito ao mundo...

God of War Ragnarok vai impressionar na PS5 (e na PS4 também!)

O estúdio de Santa Mónica teve um pequeno 'tease' para oferecer no dia em que a Sony anunciou finalmente o dia e preço de...

Google Maps vai dizer-lhe onde anda o COVID-19!

A Google tem colocado lembretes, avisos e informações acerca do COVID-19 em muitos dos seus serviços há já algum tempo. De facto, dificilmente conseguimos...