(Mining) NVIDIA vai limitar todas as placas gráficas!

Foi ontem que a NVIDIA deu o primeiro grande passo na sua guerra contra o mining! Visto que anunciou uma limitação propositada da performance da nova RTX 3060, o que por sua vez deverá diminuir a performance (hashrate) do GPU em 50%.

Para quê? É simples, para impedir que todo o stock desapareça das prateleiras no dia 25 de Fevereiro, para ir dar vida a máquinas de mining.

Assim, se por ventura pensa que o plano da NVIDIA foi feito em cima do joelho, está muito enganado! Afinal de contas, além de uma nova gama de produtos focados no mining, que aparentemente irá ser baseada num reaproveitamento de GPUs que falharam em se tornar em placas gráficas RTX 30 de pleno direito… Vamos ainda ter limitações robustas via software, que não irão ser implementadas apenas nas drivers.



(Mining) NVIDIA vai limitar todas as placas gráficas! E não vai ser apenas nas drivers

NVIDIA limitar

Portanto, caso tenha estado distraído nas últimas horas, a NVIDIA anunciou a sua nova gama de processadores focados no mining de criptomoedas com o nome de CPM – Crypto Mining Processor. Ou seja, produtos que muito resumidamente são placas gráficas mais simples, com soluções de refrigeração menos robustas, frequências mais baixas, e claro, sem output de imagem.

Assim, além da nova gama de produtos, que como disse em cima, não deverá afetar o stock de placas RTX 30. Por muito provavelmente assentarem no aproveitamento de chips que nunca seriam usados para dar vida a placas como a RTX 3080 ou RTX 3070… Temos ainda uma limitação na performance da nova RTX 3060 através das drivers GeForce. Uma limitação que deverá chegar a outros modelos!

Curiosamente, se pensa que a limitação poderá ser facilmente ultrapassável pelos miners. Segundo Bryan Del Rizzo da NVIDIA, a coisa é bem mais complexa. Ora leia:

“Em suma, a limitação não está apenas nas drivers. Existe também uma verificação segura entre a driver, o GPU da RTX 3060 e ainda a BIOS (firmware), de forma a prevenir a remoção do limitador. Ou seja, a NVIDIA vai ser capaz de capar a performance da placa, mesmo que não atualize as drivers, ou as tente modificar.”

Entretanto, segundo Kopite7Kimi, a NVIDIA também deverá impor esta limitação em todas as novas versões das suas placas gráficas GeForce. Como? Ao introduzir um ID diferente, que irá contar com um algoritmo anti-mining incluído.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!