K60 Pro TKL OPX – Como estamos fartos de dizer, a Corsair não anda a brincar no mundo dos computadores, especialmente na parte dos periféricos gaming, onde cada vez mais temos alternativas para todos os gostos, e claro todas as carteiras.
É uma fabricante capaz de fazer tudo ou quase tudo, visto que estamos a falar de uma marca capaz de lançar kits de memória RAM, caixas de computador, auscultadores, fontes de alimentação, armazenamento SSD, teclados, ratos, e agora, até monitores e portáteis. É também uma marca que tem feito uma forte aposta no mercado Português! Por isso mesmo, temos tido a oportunidade de analisar grande parte do chega às prateleiras neste pequeno pedaço de terra à beira mal plantado.
Pois bem, hoje vamos falar um pouco do novo teclado compacto da fabricante, o K60 Pro TKL OPX, que claro está, à semelhança de outros teclados, é uma espécie de pequeno refresh ao que já podíamos encontrar nas prateleiras, agora com novos switches.
Vale a pena? Vamos tentar perceber!
(Mini-Review) Teclado Corsair K60 Pro TKL OPX
Portanto, como já deve ter percebido, o novo Corsair K60 Pro TKL não é de todo uma revolução face à gama de produtos que já podíamos encontrar no mercado pelas mãos desta fabricante. Aliás, até existem versões com outro tipo de switches proprietários, e até versões Low Profile.
Dito tudo isto, para sermos um pouco mais específicos, temos em análise um teclado TenKeyLess, ou seja, bastante mais compacto e minimalista, a contar com switches OPX RGB Optical-Mechanical, que claro está, são um exclusivo da Crosair. Além de tudo isto, temos keycaps PBT super duráveis e confortáveis, bem como um cabo USB-C removível.
Para os entusiastas, temos ainda suporte à tecnologia Corsair Axon Hyper-Processing que promete hyper-polling até 8000Hz. Ou seja, a capacidade de passar a informação de cada pressão de tecla 8x mais rapidamente, face ao padrão do mundo dos teclados gaming. Anti-Ghost 100%, e full n-key rollover.
Em suma, o facto de ser um teclado mais pequeno, não significa que tenha menos funcionalidades.
Especificações e Funcionalidades Chave
- Corpo de Alumínio Adonisado (Preto)
- Keycaps PBT Double-Shot
- Switches Corsair OPX
- Tecnologia Corsair AXON (8000Hz)
Design e Iluminação
No campo do design, é um teclado muito Corsair, ao contar com uma única placa de alumínio preto escovado, com uma qualidade de construção também ela muito própria da fabricante (nem o JerryRig partia isto no bend-test). É muito honestamente um teclado para durar uma vida.
Entretanto, no campo da iluminação, cada tecla é responsável pela sua própria luz e cor. Pode personalizar tudo e mais alguma coisa no iCUE, entre dezenas de efeitos pré-feitos, como é o caso da onda de cor, ou do tornado RGB. Como é óbvio, também pode criar os seus próprios efeitos.
Switches OPX
Como dissemos em cima, o K60 Pro TKL usa switches proprietários da Corsair de seu nome OPX. Ou seja, uma tecnologia ótico mecânica, que promete ser ainda mais rápida que os switches mecânicos tradicionais.
Para ativar cada tecla, apenas precisa de 45 g de força de atuação, onde podemos encontrar 1mm de pré-travel, e uma distância total de 3.2mm. A longevidade esperada para cada switch é de mais ou menos 150 milhões de pressões de tecla.
O que é isto na verdade? É uma forma de levar os teclados mecânicos às massas, pelos jogos, ao oferecer um leque de funcionalidades muito similar aos Cherry MX Red, mas com algumas outras vantagens à mistura.
Afinal, o teclado é capaz de oferecer uma força de atuação mínima, e velocidade incomparável no regresso à posição original, o que ao contrário do passado recente no mundo mecânico MX Red, significa uma velocidade incrível em jogo, mas também na prática da escrita. Visto que é possível escrever ainda mais rápido, sem o efeito ‘Bottoming out”. No entanto, apesar de ter conseguido logo apanhar o jeito neste K60, no meu caso, prefiro um switch com feedback tátil, e clique audível.
Conclusão
Em suma, gostei do K60 Pro TKL, porque na verdade adoro um teclado pequeno, compacto, mas robusto. É uma alternativa muito válida para muitos jogadores, especialmente os que andam sempre a andar para casas de amigos para as míticas (e cada vez mais raras) LAN Partys, sendo também brutal para quem tem uma secretária pequena, e precisa de espaço para o rato.
Temos todas as funcionalidades chave da Corsair, bem como a sua lendária qualidade de construção e filosofia de design. No entanto, o preço pode ser um pouco alto para alguns consumidores, com o teclado a chegar ao mercado acima dos 150€.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!