Alerta! Milhões de equipamentos Windows e Android em risco!

Muito provavelmente, tudo o que tem ao pé de si neste momento, tem a capacidade de comunicar com outros aparelhos via Bluetooth! O que por sua vez, quer dizer que é um aparelho em risco… Sim, nos últimos anos têm sido descobertas muitas e boas vulnerabilidades no standard. Aparentemente, uma mina que ainda tem muito ‘ouro’ para dar.

Alerta! Milhões de equipamentos Windows e Android em risco!

Android em risco

Portanto, uma equipa de investigadores da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura publicou um novo relatório. Onde é especificada uma nova gama de vulnerabilidades no standard Bluetooth. No entanto, desta vez, o problema não está no standard em si. Mas sim na implementação da tecnologia ao nível do software. 

Assim, estamos a falar de 16 falhas, que coletivamente são conhecidas como “BrakTooth”, e têm o potencial de permitir várias ondas de ataques em biliões de aparelhos um pouco por todo o mundo. Aparelhos esses baseados em tecnologia da Intel, Infineon (Cypress), Silicon Labs, Qualcomm, entre outras… Ou seja, portáteis Windows, smartphones Android, smartwatches, etc...

Mais especificamente, são 1400 modelos de aparelhos, onde podemos incluir grande parte da gama Microsoft Surface, vários portáteis Alienware, ASUS e HP, e até smartphones da Xiaomi, Oppo e Sony.

Isto pode ser corrigido! Mas provavelmente, isso nunca irá acontecer…

Os investigadores estão preocupados com esta ‘novidade’, não pela severidade das vulnerabilidades, mas pela aparente falta de pânico por parte das fabricantes de todos estes aparelhos. Verdade seja dita, a maioria destes 1400 modelos não vai levar qualquer atualização de software para resolver, ou pelo menos mitigar o problema.

O que pode fazer enquanto consumidor? Bem, na grande maioria dos aparelhos, a vulnerabilidade apenas causa ‘crashes’ (resolvidos com um reboot). Ainda assim, se está com medo, basta desligar o Bluetooth.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está farto de vulnerabilidades no Bluetooth, sem qualquer atualização/correção à vista? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!