A Microsoft é responsável pelo Sistema Operativo mais popular do mundo, o Windows! Que já teve imensas versões, onde temos de destacar os ‘clássicos’ Windows 98, Windows Xp e Windows Vista… Aliás, no meu antigo emprego de verão, costumava usar o Windows Xp, num computador que tinha mais kilogramas de pó que GBs de memória RAM.

Dito isto, o Windows 10 já foi lançado há alguns anos, nomeadamente em 2015… Por isso, já existem alguns utilizadores com um questão em mente… Quando é que a Microsoft irá lançar o Windows 11?

Curiosamente, a Microsoft não tem qualquer equipa destacada para o desenvolvimento do Windows 11!

Windows 11

E como os Sistemas Operativos não nascem do ar, e precisam de ser testados convenientemente antes de chegarem ao mercado… E afinal de contas, existem várias empresas e até organizações governamentais a depender do sistema operativo, que precisam de ser avisadas… É impossível manter o desenvolvimento deste software em segredo.

Ou seja, se o Windows 11 estivesse em desenvolvimento, era de conhecimento público. Além disto, se realmente existisse um Windows 11 em desenvolvimento, a Microsoft estaria a ir contra a sua própria estratégia de oferecer o Windows como um serviço.

Em suma, como já deve ter percebido, a Microsoft está completamente focada no Windows 10!

Lançando duas grandes atualizações por ano… Apesar da última não ter corrido propriamente bem, e ainda estar a dar problemas passados 3 meses. (Actualização de Outubro de 2018 do Windows 10)

Windows 11

É provável que a Microsoft espere que o suporte do Windows 7 e 8 acabe, para posteriormente deixar cair o ’10’, e assim, chamar o seu Sistema Operativo, apenas de ‘Windows’.

No fundo, neste momento, estar à espera de um novo Windows 11, é o mesmo que estar à espera de uma atualização do Office 365… Nunca irá acontecer.

Afinal de contas, até podemos falar do suporte que a Microsoft dá a todos os seus lançamentos! É que curiosamente, a versão original do Windows 10 (Release 1507 RTM Build: 10240.17236) já não tem suporte oficial! Se quiser continuar a ter suporte da Microsoft, tem de atualizar o seu Windows 10.

Cada vez que fizer uma atualização, o suporte é estendido… E assim, nunca acaba.


Nota do Redator – Claro que tudo isto, vai de encontro à estratégia oficial da Microsoft neste momento. Algo que poderá mudar no futuro!


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!