Microsoft suspende atualização de Outubro do Windows 10

Ontem noticiámos que a última atualização da Microsoft parecia estar a apagar os ficheiros dos utilizadores. Hoje a Microsoft removeu a Atualização do Windows 10 v1809 de outubro de 2018 da página de downloads. Isto é algo fora do vulgar, uma vez que foi feito de repente e sem a emissão de nenhum alerta.

Quando acede à página da Microsoft que anteriormente permitia o download da Atualização do Windows 10 de outubro de 2018, ela mostra o botão “Atualizar agora” para a Atualização de abril de 2018.

A Microsoft começou a lançar a atualização de Outubro do Windows 10 no início desta semana, permitindo que os utilizadores da Nvidia RTX finalmente utilizem o novo sistema Ray Tracing. Na prática é uma nova técnica de renderização que assegura resultados muito mais realistas.

Infelizmente, de acordo com as informações mais recentes, os utilizadores que fizeram a nova atualização também correm o risco de perda potencial de ficheiros pessoais.

Vários relatórios de utilizadores do Reddit afirmam ter testemunhado a perda de ficheiros desde a instalação da nova atualização do Windows 10 de outubro. Embora a perda do Spotify e do Discord não seja um problema muito grande, há outras coisas que são. Assim todos os ficheiros das pastas Documentos e Imagens também foram alvo do suposto bug.

No entanto alguns utilizadores afetados pela atualização 1809 tiveram mais sorte, uma vez que as pastas “Desktop”, “Documentos” e “Downloads” simplesmente mudaram para uma unidade secundária ou terciária.

Como sabe, antes do lançamento de cada versão, há um teste completo ao software por motivos comerciais e de praticidade.  Assim, é improvável que o utilizador se depare com grandes problemas na versão final.

Infelizmente desta vez não foi isso que aconteceu.

Entretanto a Microsoft já adicionou um aviso a esta página de download. Eis o que diz: “Interrompemos o lançamento da Atualização do Windows 10 de outubro de 2018 (versão 1809) para todos os utilizadores, à medida que investigamos relatórios isolados de utilizadores que perderam alguns ficheiros após a atualização. Forneceremos uma atualização quando retomarmos a atualização do Windows 10 de outubro de 2018 para os clientes.