Caso não se lembre, foi em Maio que a Microsoft revelou uma das grandes funcionalidades do Windows 11 nesta nova geração da Inteligência Artificial, o Recall! Mas… Correu tudo mal.
Ainda assim, a Microsoft não quer desistir da sua ideia, e como tal, o Recall vai voltar mais poderoso, mais funcional, e pelos vistos também muito mais seguro.
Microsoft quer voltar a tentar com o Recall. Confia?
Ainda se lembra do objetivo do Recall? Muito resumidamente, esta funcionalidade fazia uma captura de ecrã de tudo o que fazia no computador, para criar uma cronologia complexa, mas detalhada, que depois poderia consultar.
Por exemplo, podia perguntar ao Windows “o que andei a fazer no dia 11 de Setembro?”. Por sua vez, este iria mostrar um resumo baseado nestas mesmas capturas. Isto iria servir para ter uma ideia do que fez, onde meteu ficheiros, etc…
Mas, infelizmente, o Recall era um pesadelo no lado da privacidade.Â
A Microsoft fez um trabalho francamente mau no armazenamento destas imagens. Ou melhor, a Microsoft meteu tudo aquilo que o Recall capturava em uma única pasta, num formato extremamente fácil de ler. Ou seja, se alguém conseguisse ter acesso à sua máquina, não seria muito complicado ter acesso a TUDO o que andou a fazer nas últimas semanas ou até meses.
Por isso, a Microsoft voltou atrás e removeu o Recall. Mas… Não desistiu!
O Recall vai voltar, vai ser mais poderoso, mais organizado, e extremamente mais seguro.
Primeiro, não vai ser uma funcionalidade ativa por defeito. Se quiser, vai ter de a ativar. Além disso, todas as capturas vão ser encriptadas para dificultar o seu acesso. Além disso, as capturas não vão mostrar informação sensÃvel como nomes de utilizador, ou passwords.
Volta em Novembro para os computadores com capacidades IA!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!