Muitos detalhes acerca de vários projectos Microsoft, foram revelados durante a E3 2019. E como não podia deixar de ser, um dos que ganhou mais destaque, foi a muito esperada plataforma de streaming, xCloud.
Claro que ainda não existe um preço definido, nem mesmo uma data de lançamento. No entanto, já sabemos que a Microsoft pretende conquistar o mundo do streaming! E por isso, está a preparar-se para levar o projecto XCloud a mercados emergentes, como é a Índia ou até a África.
Afinal de contas, na Índia, existe uma autêntica loucura pelo mercado de smartphones, por isso, o que não faltam são potenciais clientes!
Ao fim ao cabo, podemos afirmar que tanto África como a Índia são ambos territórios inexplorados pelo Gaming. Isto porque, a venda de consolas é quase nula devido às condições em que as pessoas vivem.
No entanto, muitos dos jovens residentes nessas áreas possuem Smartphones. E apenas não jogam mais frequentemente porque não tem nenhum dispositivo para o efeito.
Portanto, é aqui que o projecto Microsoft cCloud entra em acção!
Segundo Phil Spencer, responsável pelo departamento Xbox, com este novo projecto a chegar as estas áreas, os adolescentes serão capazes de jogar qualquer jogo da Xbox através do seu smartphone. O que é realmente espantoso.
“Não existem muitas consolas em África. No entanto, temos cerca de 1,2 Mil milhões de pessoas a residir lá. Onde a idade média é de cerca de 19 anos. Eles conhecem jogos como Fortnite, Halo e até Gears Of War, mas simplesmente não têm como jogar.”
“Por isso, o nosso principal objectivo com este projecto será sem dúvida atender ás necessidades dos jogadores destas áreas. Afinal de contas, eles são esquecidos por quase todos. E se por acaso acham que o projecto não dará certo, pensem nos 100 milhões de Downloads que o jogo PUBG mobile teve.”
Será que existe realmente um futuro para os projectos XCloud e Google Stadia?
É impossível saber, neste momento, se o mundo do streaming já está ao nosso alcance. Até porque para aproveitar um jogo deste tipo, é necessária uma boa ligação à Internet, o que em boa verdade, não existe nestes mercados.
No entanto, uma coisa é certa… Irá com toda a certeza, existir uma grande rivalidade entre os dois projectos.
Ademais, o que pensa de tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.