Microsoft Paint no Windows 11 vai ficar uma bomba!

O Microsoft Paint recebeu várias novas funcionalidades nos últimos meses, incluindo o Cocreator com DALL-E 3 e a capacidade de remover a imagem de fundo. A Microsoft até adicionou uma função de camadas semelhante ao Photoshop. Agora, o Microsoft Paint no Windows 11 está a receber outra função de IA que pode depender da NPU.

Microsoft Paint no Windows 11 vai ficar uma bomba!

A NPU ou em português, unidade de processamento neural, é um componente de hardware especializado fornecido com os novos PCs com Windows 11. Isto para lidar com tarefas de IA e aprendizagem de máquina diretamente nos dispositivos. Em vez de depender da cloud ou do processador normal, os PCs com Windows de nova geração podem usar a NPU, que lida com tarefas de IA nativamente.

Na nova versão do Microsoft Paint, o site Windows Latest detectou um ficheiro chamado “NPUDetect”. Assim sugere que a aplicação para Windows 11 em breve será capaz de detetar e possivelmente utilizar uma Unidade de Processamento Neural (NPU) no dispositivo. O Paint já vem com o modo Cocreator alimentado por IA, então o que isso pode significar?

Esta novidade pode significar duas coisas

O Microsoft Paint pode estar a integrar funções de IA que requerem esta unidade de processamento neural, como ferramentas avançadas de edição de imagem ou efeitos em tempo real que aproveitam algoritmos de IA diretamente no dispositivo.

- Advertisement -

Ou a Microsoft está a trabalhar noutra coisa…

Esta é uma especulação e baseada em evidências encontradas dentro do .appxbundle do Paint e é especulativa. No entanto a presença de NPUDetect na aplicação confirma que outra função de IA está a chegar ao Windows 11.

O Paint não é a única aplicação que está a receber novas funções de IA. Vimos melhorias semelhantes para o app Fotos integrada, recentemente atualizada com uma função de borracha mágica semelhante ao Google Magic Eraser no Windows 10 e 11.

A aplicação Fotos também recebeu uma ferramenta semelhante ao Paint que permite remover o fundo da imagem.

Da mesma forma, a Microsoft está a testar novas formas de integrar profundamente o Copilot no Windows 11, com uma das funções experimentais a permitir até mesmo que as pessoas vejam os endereços IP dos seus dispositivos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.