Windows: Microsoft Edge está a roubar memória! Mesmo sem usar!

O Microsoft Edge é o browser que vem por defeito no Windows 10 e Windows 11. Apesar de ser utilizado por muitas pessoas, há outras que preferem manter-se no Chrome ou no Firefox. Seja como for, mesmo que não utilize o Microsoft Edge no Windows ele está a roubar memória. Claro que quando ela é muita isto pouca diferença faz. No entanto, em alguns casos pode contribuir para reduzir o desempenho do computador. Se utiliza o Edge diariamente não tem de fazer nada. No entanto, se não o usa, é boa ideia desativar esta função e recuperar memória no seu computador com Windows.

Windows: Microsoft Edge está a roubar memória! Mesmo sem usar!

O problema é que a funcionalidade de arranque rápido está sempre ativa. Mesmo quando mudamos para outro browser. Assim estão sempre componentes a correr em segundo plano. Claro que isto é bom para quem utiliza o Edge diariamente. É que arranca com mais rapidez quando damos um clique no atalho que está na barra de tarefas. Agora quando não utilizamos este browser não temos interesse nenhum em ter esta função ativa!

Microsoft Edge memória

No entanto é fácil resolver este problema.

Como disse se utiliza o Edge diariamente não precisa de mudar nada. Isto porque tem todo o interesse em que o Edge arranque mais rapidamente.

Como desativar esta função e recuperar mais memória

Felizmente é muito fácil. Abra o endereço do browser edge://settings/system. Depois procure por arranque rápido

Depois é só desativar o arranque automático.

E pronto assim que reiniciarmos o sistema as funções do Edge já não serão carregadas.

Quem está no Windows 11 ainda consegue ganhar mais memória

Para além de se poder fazer isto no Edge para se ganhar mais memória há outros truques importantes.

Um programador resolveu analisar a utilização dos widgets do Windows 11, do Microsoft Teams e do Edge numa instalação limpa do Windows 11 e os resultados surpreendem!

Tanto os widgets como o Temas ocupam um grande número de processos Microsoft Edge WebView2 para funcionar. O WebView2 é uma forma de utilizar o Edge e o motor de renderização sem ter de se lançar o browser ou a sua interface como refere o site arstechnica.com. Todos juntos utilizam muitas centenas de MB para poderem funcionar.

Windows 11 memória

No caso dos widgets isto não é muito preocupante. Tudo porque os processos não começam até carregarmos no botão de widgets. Mesmo que estejam congelados em segundo plano. No entanto, no caso do Teams as coisas são diferentes. Assim todos os processos são sempre lançados automaticamente. Mesmo que não utilizemos esta aplicação. O curioso é que um truque muito simples permite-nos ganhar muita memória no Windows 11. De facto, se removermos o ícone do Teams da barra inferior através das definições da barra de tarefas ganhamos muita memória.

Windows 11 memória

O processo é muito simples. Só temos de dar um clique na barra com o botão direito do rato e escolher a opção Definições da barra de tarefas. A seguir na janela que surgir temos de desativar a opção conversar. Entretanto quem não utiliza os widgets também os pode desativar. Fica mais ou menos como na imagem abaixo.

Windows 11 memória

Experimentou e conseguiu ficar com mais recursos disponíveis? Conte-nos tudo nos comentários.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.