Microsoft admite falha no Windows 10! (Em Resolução)

Quando aplica grandes atualizações ao Windows 10 ou muda para outra versão do sistema operativo da Microsoft, é criada uma pasta chamada Windows.old. A ideia é guardar uma cópia da versão anterior para uma eventual recuperação. Assim caso uma atualização falhe ou o Windows deixe de arrancar com um erro de ecrã azul, é possível usar a pasta Windows.old para voltar ao estado anterior das coisas. Mas o que tem isto a ver com a falha que a Microsoft admitiu no Windows 10?

Microsoft admite falha no Windows 10 e está a resolver!

É sem dúvida algo que dá muito jeito. No entanto, a pasta Windows.old pode consumir até 20GB de espaço em disco. Claro que esta valor pode sempre variar, dependendo do número de apps, ficheiros e outros incluídos na instalação anterior.

Para apagar esta pasta a Microsoft recomenda que aceda à ferramenta de limpeza do disco onde pode limpar tudo isto. Basta recorrer a opção limpar ficheiros de sistema.

Microsoft Windows 10 falhaEsta ferramenta calcula automaticamente o espaço ocupado por esses ficheiros. Depois pode dar um clique em OK para limpar os ficheiros de sistema anteriores do Windows e libertar espaço de armazenamento. Esse processo é muito simples, mas aparentemente não funciona para todos. Pelo menos, de acordo com o gigante da tecnologia.

Em alguns casos, a Limpeza de disco não remove a pasta Windows.old e os utilizadores já relatam o problema há vários meses. O bug foi descoberto em 2016. Nessa altura foi logo corrigido. No entanto, reapareceu para alguns utilizadores após atualizações recentes.

Com a versão preview que foi lançada esta semana, a Microsoft resolveu este problema. Na prática impede a remoção da pasta Windows.old para algumas pessoas quando usam a Limpeza de disco.

Esta correção está disponível atualmente para os inscritos no programa Windows Insider.

Embora a Microsoft ainda não tenha anunciado uma data de lançamento para esta correção, espera-se que chegue ainda este ano ou no início do próximo ano.

O que acha disto? Já teve este problema? Conte-nos tudo nos comentários.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub