Mi 8, Mi 8 Explorer Edition e Mi MIX 2S recebem modo noturno

Se acompanha o mundo Xiaomi sabe que o Mi 8 Pro vai receber o modo noturno do Mi MIX 3. Isto foi o que nos adiantaram as informações encontradas num novo ficheiro de firmware. Agora há novidades e são interessantes. É que o novo modo também é abordado nos ficheiros de firmware de teste do Mi 8, Mi 8 Explorer e do Mi MIX 2S. Assim, os equipamentos “menos novos” da Xiaomi ficam ainda mais interessantes.

Esta funcionalidade está a ser disponibilizada como uma atualização. No entanto, isto só para quem executa uma versão beta fechada do MIUI 10. Uma captura de ecrã revelou que a atualização tem pouco mais de 300 MB.

De facto, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, prometeu que esta função de modo noturno do Mi MIX 3 seria disponibilizada para outros flagships. Menos de duas semanas após o lançamento, a equipa de Investigação e Desenvolvimento já a está a disponibilizar para quatro equipamentos.

Resumidamente, a funcionalidade de modo noturno permite que os utilizadores  gravem imagens nítidas com o mínimo de ruído possível à noite ou em áreas com pouca luz. Outras caraterísticas do Mi Mix 3 incluem a gravação em câmera lenta de 960fps e captura de vídeo em 4K a 60fps. Ainda não há informações se estas funcionalidades vão chegar aos dispositivos mais antigos.

Agora que o Mi 8 recebe esta novidade, valerá ainda mais a compra? Veja as principais caraterísticas!

O Xiaomi Mi 8 foi o primeiro smartphone da empresa a apresentar um ecrã com monocelha que disponibiliza uma proporção de 18,7: 9.

A parte traseira do smartphone é feita em vidro ao qual se junta uma estrutura em alumínio. O dispositivo tem as dimensões de 154,9 x 74,8 x 7,6 mm que na prática equivalem a um smartphone de 5,5 polegadas, o que é muito bom para quem gosta de utilizar o seu dispositivo móvel com apenas uma mão. As variantes de cor do Xiaomi Mi 8 incluem preto, azul, branco e dourado.

Xiaomi Mi 8: Ecrã

O Mi 8 vem equipado com um ecrã S-AMOLED que disponibiliza uma resolução Full HD de 2248 x 1080 pixeis. A isto junta-se uma relação ecrã-corpo de 88,5%.

O ecrã AMOLED vem equipado com diversas características interessantes como o suporte para a gama de cores DCI-P3, taxa de contraste de 60000: 1 e até 600 nits de brilho.

Xiaomi Mi 8: Desbloqueio facial e impressões digitais

A monocelha presente na parte superior do ecrã integra uma câmara frontal de 20 megapixeis e ainda um sensor de proximidade, auscultador, iluminação por infravermelhos e sensor infravermelho.

A funcionalidade avançada de reconhecimento facial foi apelidada pela Xiaomi por Desbloqueio por infravermelhos, o que indica que vai funcionar com mais precisão do que outros smartphones Android com esta característica.

Ainda assim e por muito avançada que seja não é tanto como o Face ID presente no iPhone X que disponibiliza uma análise facial 3D. Importa salientar que o Xiaomi Mi 8 também possui um leitor de impressões digitais montado na parte traseira.

Desempenho e Variantes

O chipset Snapdragon 845 que vem no Xiaomi Mi 8 fez deste o primeiro smartphone a quebrar a pontuação média de 300.000 pontos no AnTuTu. De facto este dispositivo registou uma pontuação impressionante de 301.472 pontos.

Desempenho à parte, este equipamento vem com 6GB de memória e ao nível da capacidade de armazenamento pode vir com 64, 128 ou 256GB. A bateria é de 3.400 mAh e o sistema operativo o Android Oreo 8.1, ao qual se junta a mais recente MIUI 10.

Câmaras

Ao nível da fotografia, o Xiaomi Mi 8 possui um sensor primário de 12 megapixéis Sony IMX363 que é grande angular e tem uma abertura f/1.8. A isto junta-se um sensor secundário S5K3M3 de 12 megapixéis com abertura f/2.4. A configuração de câmara dupla disponibiliza diversas funcionalidades como estabilização ótica de imagem com 4 eixos, zoom óptico e focagem automática.

As câmaras são apoiadas por algumas funcionalidades interessantes de IA ao nível da fotografia. Existem caraterísticas muito interessantes associadas ao modo de retrato que destaca significativamente a pessoa que está a ser fotografada, a deteção de cenas como acontece nas apostas da Huawei e capacidades de edição de vídeo.

Nas capacidades fotográficas que foram passadas a pente fino no DxOMark, o Mi 8 conquistou 105 pontos ao nível da fotografia e 99 no caso do DxOMark. Eis alguns exemplos que foram relevados no evento de apresentação.

Olhando para a câmara frontal do Mi 8, destaca-se um sensor de 20 megapixéis com abertura f/2.0, o suporte para selfies assistidas por inteligência artificial e o modo de beleza.

Conetividade

Conforme referimos ontem na Leak, o Xiaomi Mi 8 é o primeiro smartphone do mundo a vir equipado com GPS-duplo. Isto ajuda a resolver algumas imprecisões ao nível da navegação por GPS causadas por alguns edifícios e atrasos de sinal. Outras caraterísticas do Mi 8 incluem suporte para dual-SIM, 4G VoLTE, Wi-Fi 802.11ac NFC e Bluetooth 5.0.