A Meta vai adicionar um sistema de barreiras pessoais às suas experiências de realidade virtual Horizon com o objetivo der acabar com algum assédio que tem ocorrido nesta plataforma. A nova função é ativada por defeito na plataforma Horizon Worlds e também no serviço Horizon Venues. Na prática cria uma barreira invisível à volta dos avatars para impedir que as pessoas se aproximem muito. No entanto vai continuar a ser possível estender o braço para dar um high five a alguém. Ou seja, o objetivo é mesmo impedir-se que as mãos ou o corpo seja utilizado para coisas menos próprias.
Meta vai acabar com os tarados na Realidade Virtual!
O sistema de barreiras pessoais baseia-se numa função que até já existe e que faz com que as mãos desapareçam quando nos aproximamos muito de alguém. Na prática e como revela a Meta (ex-Facebook) garante uma distância de cerca de 60 cms entre as pessoas. Uma espécie de distanciamento social para os mais pervertidos.
Entretanto há mais notícias para quem quiser voltar a colocar as mãos noutro avatar. É que não é possível desativar esta função. É verdade que isto até seria interessante para alguns eventos. Mas para não haver confusões não há mesmo hipótese de se dar a volta como refere o site The Verge.
Estas novidades estão a chegar dois meses depois do Horizon Worlds ter aberto as suas portas para o público. Isto depois de uma fase beta de testes. Durante esse período uma utilizadora queixou-se que o seu avatar tinha sido apalpado por um estranho. Claro que havia ferramentas ao dispor mas o que esta utilizadora queria era mesmo um botão de bloquear muito mais acessível.
Este “escudo de proteção” já é uma opção standard em redes sociais virtuais mais antigas como o VRChat ou o Rec Room. No entanto, nesses casos é possível definir o nível de afastamento ou desligar a função. No caso do Meta isto não será possível. Mas havia outras funções ainda mais interessantes para implementar. Por exemplo no caso do QuiVR é possível recorrermos a gestos especiais que permitem executar determinadas funções. Isto numa espécie de chegar para lá.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!