Mesmo em emulação, a Apple consegue bater a Intel!

Sim, é verdade que os novos MacBooks equipados com o SoC ARM M1 perdem alguma performance quando têm de emular aplicações x86 através da plataforma Rosetta 2. No entanto, de forma surpreendente, mesmo com esta perda significativa, os novos MacBooks ARM são mais rápidos nestas tarefas do que qualquer outro portátil Apple baseado na tecnologia da Intel!



Mesmo em emulação, a Apple consegue bater a Intel!

apple bater a intel

Portanto, vários benchmarks já provaram que a performance de um MacBook Air (sem ventoinha) é capaz de meter no bolso até o MacBook Pro mais poderoso do mercado, ou seja, um portátil equipado com um Core i9 de 8 núcleos. Aliás, curiosamente, o SoC que dá vida aos novos MacBooks ARM também meteu no bolso o iMac Pro 2019 de 5000€ no campo do single-core, tudo feitos impressionantes.

Ou seja, o novo processador Apple M1 é realmente poderoso, e uma porta para um futuro brilhante no mundo mobile da gigante Norte-Americana.

No entanto, é muito comum para um processador ARM, perder muita da sua performance quando se tenta fazer emulação de tarefas pensadas para a arquitetura x86… Contudo, mesmo assim, a nova aposta da Apple consegue impressionar! Ora veja:

M1 MacBook Air (emulação x86 c/Rosetta 2)

  • Single-core – 1687
  • Multi-core – 7433

M1 MacBook Air

  • Single-core – 1313
  • Multi-core – 5888

Em suma, estamos a olhar para uma queda de performance à volta dos 11~12%. O que é realmente significativo. No entanto, não é o suficiente para por em risco a grande aposta da Apple nos novos MacBook ARM.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a Apple vai mesmo abrir a porta a um mercado de portáteis completamente novos? Será que vai ter concorrência nesta grande aposta? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também