Inicio Android Existem alternativas viáveis ao Google Fotos? O tempo está a contar

Existem alternativas viáveis ao Google Fotos? O tempo está a contar

O Google Fotos vai perder uma das suas melhores funcionalidades e vantagens no dia 1 de Junho de 2021… O armazenamento ilimitado gratuito. O que acaba por ser chocante, visto que uma das maiores razões para o uso da App no mundo dos smartphones é mesmo o seu backup automático de fotos, isto tanto no mundo Android como no mundo iOS.

Em suma, a clássica frase “Não tens espaço? Instala o Google Fotos pah!” vai morrer.



O Google Fotos ‘matou’ a sua melhor funcionalidade! E agora? Há alternativa?

Portanto, a Google anunciou ontem que todas as fotos e vídeos ‘backed-up’ no Google Fotos vão passar a contar para a quota de armazenamento. Claro que a qualidade de imagem ‘Original’ sempre contou, mas a verdade é que a qualidade de imagem ‘Alta’ era tão boa, que a grande maioria dos utilizadores escolhia esta opção e seguia a sua vida com um sorriso no resto.

Na verdade, isto é mais do que esperado… Afinal de contas, só para ter noção, todos os dias são postos cerca de 4.3 milhões de gigas de informação na Google Drive, no Gmail e no Google Fotos. Por isso, como o armazenamento tem de ser pago e mantido, a Google iria eventualmente passar este custo para os consumidores. Aliás, esta estratégia não tem qualquer falha! Afinal, os utilizadores estão agora tão habituados ao serviço, que a probabilidade de “pagarem e não bufarem” é mesmo muito alta.

Dito tudo isto, a partir de Junho, vai ter 15GB de borla, mas é uma quota de armazenamento partilhada por todos os serviços da sua conta Google e não apenas o Google Fotos.

Entretanto, a Google já disponibilizou um pacote de 100GB por 2€ mensais. O que não é um custo astronomicamente alto, no entanto, se continuar a fazer backup todos os dias do ano, é provável que mais tarde tenha de aumentar este valor.

Existem alternativas viáveis?

Nem por isso… Temos o iCloud, mas isso apenas funciona para quem tem um iPhone. Temos o Amazon Fotos, mas também é pago. Claro que também temos o Dropbox e Box, que são plataformas de backup de dados e não de fotos, mas que ainda assim contam com uma funcionalidade focada neste campo. (Mas ambos são pagos!)

Em suma, não existe uma alternativa viável para substituir o Google Fotos como ele é hoje em dia.

Será que vamos ver os utilizadores a voltar a pegar no cabo USB e retirarem as fotos e vídeos dos seus aparelhos diretamente para o disco do seu PC? É um retrocesso brutal…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Série da Netflix vira um caso de polícia na vida real! Mas como?

Já aqui tínhamos visto antes montes de séries polémicas que tiveram o seu lugar na Netflix, e que isso até lhes proporcionou alguma fama....

Galaxy Z Fold 2 fica com um mega-problema graças ao One UI 3.0

Há alguns meses a Samsung anunciou a versão 3.0 do One UI. É baseada no Android 11. Entretanto apresenta um conjunto de novas funcionalidades...

Google Hangouts: acabaram as videochamadas em grupo!

A Google deu início às tradicionais limpezas de Natal. Assim, desta vez, o visado é o Hangouts e esta conhecida aplicação acabou de perder...

Galaxy Z Flip 2: uma grande bomba por menos dinheiro!

Quando falamos dos topos de gama da Samsung, referimo-nos normalmente às gamas S e Galaxy Note. No entanto, as coisas estão a mudar e...

(Black Friday) Software a um super preço! (Windows, Office, jogos)

Compre o Windows 10 Pro a um super preço! - Num mundo cada vez mais digital, é sempre importante ter em conta as ofertas...