Existem alternativas viáveis ao Google Fotos? O tempo está a contar

O Google Fotos vai perder uma das suas melhores funcionalidades e vantagens no dia 1 de Junho de 2021… O armazenamento ilimitado gratuito. O que acaba por ser chocante, visto que uma das maiores razões para o uso da App no mundo dos smartphones é mesmo o seu backup automático de fotos, isto tanto no mundo Android como no mundo iOS.

Em suma, a clássica frase “Não tens espaço? Instala o Google Fotos pah!” vai morrer.



O Google Fotos ‘matou’ a sua melhor funcionalidade! E agora? Há alternativa?

Google Fotos alternativa

Portanto, a Google anunciou ontem que todas as fotos e vídeos ‘backed-up’ no Google Fotos vão passar a contar para a quota de armazenamento. Claro que a qualidade de imagem ‘Original’ sempre contou, mas a verdade é que a qualidade de imagem ‘Alta’ era tão boa, que a grande maioria dos utilizadores escolhia esta opção e seguia a sua vida com um sorriso no resto.

Na verdade, isto é mais do que esperado… Afinal de contas, só para ter noção, todos os dias são postos cerca de 4.3 milhões de gigas de informação na Google Drive, no Gmail e no Google Fotos. Por isso, como o armazenamento tem de ser pago e mantido, a Google iria eventualmente passar este custo para os consumidores. Aliás, esta estratégia não tem qualquer falha! Afinal, os utilizadores estão agora tão habituados ao serviço, que a probabilidade de “pagarem e não bufarem” é mesmo muito alta.

Dito tudo isto, a partir de Junho, vai ter 15GB de borla, mas é uma quota de armazenamento partilhada por todos os serviços da sua conta Google e não apenas o Google Fotos.

Entretanto, a Google já disponibilizou um pacote de 100GB por 2€ mensais. O que não é um custo astronomicamente alto, no entanto, se continuar a fazer backup todos os dias do ano, é provável que mais tarde tenha de aumentar este valor.

Existem alternativas viáveis?

Nem por isso… Temos o iCloud, mas isso apenas funciona para quem tem um iPhone. Temos o Amazon Fotos, mas também é pago. Claro que também temos o Dropbox e Box, que são plataformas de backup de dados e não de fotos, mas que ainda assim contam com uma funcionalidade focada neste campo. (Mas ambos são pagos!)

Em suma, não existe uma alternativa viável para substituir o Google Fotos como ele é hoje em dia.

Será que vamos ver os utilizadores a voltar a pegar no cabo USB e retirarem as fotos e vídeos dos seus aparelhos diretamente para o disco do seu PC? É um retrocesso brutal…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub