Mercado automóvel: 2022 é um ano de aumento de preço!

Como deve saber, o ano de 2021 foi um tanto ou pouco complicado para as fabricantes de automóveis. (Basta olhar para o parque da Autoeuropa, a fábrica do grupo VW em Palmela, para ver centenas de milhares de carros inacabados, à espera de pequenos componentes essenciais!)

Infelizmente, a crise na produção de chips, e encarecimento de matérias primas críticas, fez com que vários lançamentos fossem adiados, cancelados, ou talvez pior que tudo isto, fez com que vários novos modelos chegassem ao mercado bastante mais caros.

É um fenómeno que nem se verifica apenas no mundo dos automóveis novos. Ao fim ao cabo, o mercado de usados também está de pantanas!

Mercado automóvel: 2022 é um ano de aumento de preço!

mazda cx-60

Portanto, como se não bastasse ter de lidar com os incessantes aumentos de preço no lado dos combustíveis, comprar um carro também não se adivinha uma tarefa fácil em 2022. Afinal de contas, como vimos no final de 2021, e início deste novo ano, os preços dos carros novos continuam a aumentar devido à escassez de stock de chips, ou semicondutores.

Um fenómeno, que como expliquei em cima, está a atirar vários condutores para o mundo dos usados. Aliás, se por ventura comprou um carro semi-novo no final de 2020, ou em 2021, é muito provável que o seu carro valha mais dinheiro agora, do que na altura em que o comprou.

Dito tudo isto, marcas como a Mercedes-Benz, Audi, ou até a Toyota, já confirmaram o aumento de preços nos seus respetivos modelos nos dois primeiros meses de 2022. Uma tendência que deverá ser seguida pela grande maioria das fabricantes Auto.

O motivo é comum em todos os anúncios. Os preços vão aumentar, porque os componentes continuam escassos, e por isso, continuam a subir de preço nos mercados internacionais.

Em suma, com menos produção, existe menos stock. Por isso, cada unidade acaba por valer mais dinheiro na cadeia de distribuição. Um fenómeno estranho, que afeta quase todas as fabricantes independentemente do volume e número de modelos oferecidos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está no mercado? Quer trocar de carro? Como tem sido a sua experiência? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.