Operadores: prepare-se porque vai começar a pagar mais!

Melhores ligações chegam com maiores preços e isto tem uma relação direta com os preços imputados nos últimos anos como revela um novo estudo. Dito isto, vamos mesmo começar a pagar mais pelos serviços disponibilizados pelos operadores e até 2024 as diferenças serão mesmo significativas!

Operadores: prepare-se porque vai começar a pagar mais!

A empresa Juniper Research revelou números muito interessantes e sabemos agora que as pessoas em todo o mundo vão pagar cerca de 73.8 mil milhões de Euros por ano só por telecomunicações. Isto é um aumento significativo e basta olharmos para os valores de 2021 para percebermos isso. É que no ano passado os utilizadores do mundo inteiro combinados pagaram cerca de 54 mil milhões pelas telecomunicações. Ou seja, percebemos bem que vamos ficar a pagar muito mais como é possível ver pela informação partilhada pelo Business Wire.

Aliás neste momento quem quer ter acesso ao 5G já paga mais!

5g, operadores pagar mais

Mas afinal o que está a fazer as contas aumentarem?

Curiosamente há dois fatores muito importantes que estão a fazer as contas subir. Falo em concreto do streaming vídeo e dos jogos nos dispositivos móveis.

Os utilizadores dos smartphones têm agora direito a ligações à Internet mais rápidas. De facto, muito mais rápidas que anteriormente. Isto é uma realidade para os Estados Unidos, Europa e Ásia.

Streaming

É devido a este fenómeno global que a utilização da banda larga aumenta todos os anos. Quase todas as pessoas têm conta na Netflix ou na Disney+ e graças ao 5G conseguimos ver tudo com a máxima qualidade. Escusado será dizer que isto faz disparar o número de GB consumidos por cada pessoa.

Jogos

Os jogos têm um papel cada vez mais importante nos smartphones. De facto, neste momento, representam mais de 50% do mercado. Isto é outra coisa que faz aumentar a utilização de tráfego.

Mas há outros fatores

Hoje em dia fazemos tudo com o smartphone. Inclusivamente a entrada nos mais variados eventos culturais e desportivos. Também isto contribui para maior utilização na largura de banda.

Com esta utilização massiva da rede, os custos operacionais para os operadores aumentam substancialmente e como é lógico não conseguem suportar totalmente estes valores que vão acabar por ser imputados aos clientes. É por esse motivo que os preços das telecomunicações vão começar a aumentar e em 2024 já teremos um aumento tão grande. Claro que isto não será apenas em 2024. De facto, os preços já estão a aumentar e tudo vai ocorrer de forma gradual.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.