Os routers Wi-Fi têm um tempo de vida limitado. Quer seja devido ao desgaste geral ou por estarem atrasados em relação às normas Wi-Fi mais recentes, trata-se de equipamentos que precisam de ser atualizados periodicamente. Isto não significa que se tenha de andar sempre a trocar. Bem pelo contrário. No entanto, chega a altura em que tem mesmo de mudar e deve solicitar a troca ao operador. Mas quando é que deve pedir um novo router Wi-Fi se é um cliente MEO, NOS ou Vodafone?
MEO/NOS/Vodafone: quando deve pedir um novo router Wi-Fi?
Não existe um período de tempo específico para a duração de um router; o router não tem uma data de validade. No entanto, é geralmente aceite que um router deve ser trocado a cada cinco anos. Tal como acontece com toda a tecnologia, há inúmeros fatores que afetam a vida útil de um router, como a forma como é tratado e mantido, o local onde é guardado, a carga de trabalho e muito mais.
Outro fator atenuante é a própria idade e o facto de o seu router funcionar com as normas Wi-Fi mais recentes utilizadas pelos seus outros dispositivos. Não vale a pena comprar o melhor e mais recente computador portátil com tecnologia Wi-Fi 6E se o seu router Wi-Fi continuar a utilizar Wi-Fi 5. Simplesmente não será capaz de fornecer as velocidades Wi-Fi que espera.
Além disso, a própria idade significa sujidade e pó. Pode ter uma casa (ou outro ambiente local) perfeitamente limpa, mas, com o passar dos anos, o pó entrará no router e começará a degradar lentamente o hardware do router. Ao contrário da maioria dos outros equipamentos informáticos, um router Wi-Fi não está na lista de “desmontar e limpar” da maioria das pessoas.
Quando deve solicitar um novo router?
Existem alguns sinais claros de que deve atualizar o seu router, juntamente com o já mencionado período de tempo aproximado que se espera que um router dure. Deve considerar pedir para trocar de router se:
Tiver o router há cinco anos ou mais, pois existe uma forte probabilidade de já não estar a utilizar as normas Wi-Fi mais recentes, o que afetará diretamente a velocidade e a segurança da sua rede Wi-Fi.
Começa a notar velocidades Wi-Fi consistentemente mais baixas, problemas de conetividade e outros problemas relacionados com o router. Pode também notar que reiniciar o router apenas corrige temporariamente estes problemas em vez de os eliminar completamente.
Nota que o router Wi-Fi está quente ao toque. Os routers podem ficar quentes, especialmente quando estão sob carga significativa, mas devem arrefecer novamente quando a rede acalmar. Se o router estiver permanentemente quente, poderá ser altura de mudar.
O seu router já não recebe actualizações de firmware, o que significa que o período de suporte terminou e que já não receberá correcções de erros, patches de segurança, etc.
Deve atualizar o seu router quando são lançadas novas normas Wi-Fi?
Numa palavra, não. Pelo menos, não imediatamente, e há algumas razões para isso.
Em primeiro lugar, quando uma nova norma Wi-Fi é lançada, demora anos a chegar à produção. Por exemplo, o Wi-Fi 6E foi lançado em 2020, mas foi preciso esperar até 2022 para que a maioria dos fabricantes (routers e outro hardware) começasse a utilizar a norma. Quando o Wi-Fi 7 for lançado (previsto para 2024), será necessário pelo menos um ano para que os dispositivos comecem a utilizar a nova norma, pelo que não há uma pressa automática para atualizar.
As razões para mudar
Agora, apesar do que acabou de se dizer, livrar-se do seu router antigo em favor de um novo que utilize a norma Wi-Fi mais recente é uma boa razão para atualizar. Só que não precisa de o fazer imediatamente. No entanto, se estiver a utilizar um router antigo que nem sequer utiliza a norma atual, deverá fazer a atualização. Por exemplo, se o seu router só consegue utilizar Wi-Fi 5 (802.11ac), vale a pena atualizar para um router que utilize Wi-Fi 6E (802.11ax-2021).
Mas existem outras razões para querer atualizar o seu router.
Desempenho da rede
Um router mais recente deverá proporcionar um melhor desempenho da rede em todos os aspectos. Não se trata apenas da possibilidade de utilizar uma nova norma Wi-Fi. Todo o hardware do seu novo router se vai atualizar. Assim fornecerá uma melhor rede Wi-Fi, processará os dados mais rapidamente, suportará mais dispositivos, etc.
Segurança
Os routers mais recentes incluem frequentemente funcionalidades de segurança melhoradas e melhores ferramentas de gestão de rede. Se o seu router atual estiver desatualizado nestas áreas, a atualização pode proporcionar vantagens em termos de desempenho e segurança. Por exemplo, é provável que um novo router suporte WPA3, a norma de segurança Wi-Fi mais recente.
Fiabilidade
Os novos routers são frequentemente mais fiáveis e menos propensos a problemas como desligamentos aleatórios ou a necessidade de reinícios frequentes. Quando o seu antigo router Wi-Fi não consegue manter uma ligação adequada, a atualização para um novo router será como dar um passo em direção ao futuro.
Compatibilidade
O seu router antigo poderá não ter capacidade para lidar com Ethernet gigabit, o que limitará as suas velocidades Wi-Fi.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!