SSD: Preços vão subir a sério em 2024. Cuidado!

Como temos vindo a avisar nestas últimas semanas de 2023, o ano de 2024 vai significar um encarecimento sério num componente que tem estado bastante acessível, o armazenamento SSD.

SSD: Preços vão subir a sério em 2024. Cuidado!

Seagate, SSD; PS5

Portanto, ainda se lembra dos nossos avisos de aumentos à volta dos 10%, 15%, ou 20%? Pois bem, os mais recentes estudos de mercado apontam para um aumento superior a 40% nos próximos 2 trimestres, uma situação que poderá vir a piorar num futuro próximo.

Porquê este aumento tão agressivo?

Pois bem, depois de uma época prolongada de baixa procura, as fabricantes precisam de voltar ao verde. O que claro está significa aumentos de preço a sério, primeiramente um pouco mais lentos, mas ao longo do tempo agressivos, provavelmente a tocar na ordem dos 50~60%.

Mais concretamente, as fabricantes de chips de memória NAND Flash (SSD) e DRAM (Memória RAM) baixaram significativamente a sua produção para despachar todo o produto em armazém. Ao mesmo tempo começaram a apostar em linhas mais avançadas, capazes de produzir produtos mais complexos, eficientes e mais poderosos. A ideia era despachar o stock menos valioso, para começar a produzir chips com maior margem de evolução, e com maior percentagem de lucro.

Assim, com menos chips a sair das linhas, mas todos eles mais rápidos e mais eficientes, existe agora espaço para aumentar preços. Especialmente porque vamos ter uma curiosa revolução no mundo dos computadores com a chegada em força da IA, e claro, do Windows 12 em Junho ou Julho de 2024. – Isto significa um aumento na procura! (Pensava que não era planeado? :P)

Quando é que vamos começar a ver aumentos a sério nos preços?

Na verdade, já pode ver algum encarecimento no mercado. Vários SSD de 1TB que estiveram a 50~60€ na altura do Black Friday e Natal já estão disponíveis à volta dos 80€. A coisa vai apenas piorar a partir de janeiro..

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.