MEO, NOS e Vodafone podem ‘bloquear’ a sua Internet. Mas calma!

Como deve saber, visto que a notícia explodiu no fim de semana, a partir de hoje (segunda-feira, dia 15 de Fevereiro), os ISPs (fornecedores de Internet) podem começar a limitar ou até a bloquear o acesso a serviços não essenciais como a Netflix, videojogos, etc… Porquê? A razão é muito simples, é tudo em caso de necessidade de proteção dos serviços críticos para o estado Português.

Ou seja, se por ventura as infraestruturas de fornecimento de Internet estiverem ‘à rasca‘, pode esquecer a jogatana ou as maratonas de Netflix. Contudo, isto não é de todo uma grande novidade, visto que toda esta situação já aconteceu no passado mês de Março de 2020. E por isso, está prevista nos termos do estado de emergência desde essa altura.

Aliás, na mesma altura, a própria Netflix e YouTube reduziram a resolução e bitrate das suas transmissões, para garantir que as infraestruturas de Internet da Europa não colapsavam.

Isto tudo para dizer o quê? Muito resumidamente, não se preocupe! Isto é apenas uma medida de proteção que muito provavelmente não irá ser necessária. Por isso, continue a usar a sua internet como sempre.



MEO, NOS e Vodafone podem limitar (ou bloquear) serviços a partir de segunda

meo, vodafone, nos

- Advertisement -

Portanto, estamos a falar de acesso limitado ou até bloqueado ao YouTube, Twitch, Disney+, Netflix, ou servidores de jogos online como WoW, League of Legends, CS:Go ou Call of Duty.

Em suma, a ideia aqui é garantir que existe largura de banda suficiente para que continue a existir comunicação eletrónica entre o estado, hospitais e forças de segurança. É uma medida que está prevista no novo estado de emergência que entrou em vigor no dia 14 de janeiro. Sendo também muito similar ao que esteve em vigor no primeiro confinamento de 2020. (Ainda se lembra da Netflix ter limitado a resolução um pouco por toda a Europa?)

Ainda assim, apesar de a possibilidade estar em cima da mesa, é provável que nada seja bloqueado. Afinal de contas, se as coisas aguentaram no primeiro confinamento, também devem aguentar agora. Entretanto, se por ventura começar a notar que a imagem das suas séries do Netflix não está em 4K, não culpe logo o seu router ou vizinhos do lado… O problema poderá mesmo estar no ISP e ordens vindas de cima.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.