Vale a pena mudar de processador para ter mais núcleos?

Vale a pena mudar de processador? A resposta para esta pergunta passa por um sim, mas também por um não. ou seja, muito resumidamente, depende do seu PC e da sua utilização do mesmo.



Vale a pena mudar de processador para ter mais núcleos?

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, se por ventura apenas quer jogar, ter um processador quad-core ou hexa-core é mais do que suficiente para 99% dos jogos. (Esta resposta não é muito popular entre os jogadores mais entusiastas… Mas é a mais pura das verdades. Para jogar não precisa de um Ryzen 9 5950X ou Intel Core i9 10900K! É exatamente por isto que os Ryzen 3600 e Intel Core i5 10400F são tão populares na gama média.)

Além disso, para gaming, a placa gráfica é quase sempre mais importante que o processador. Por isso, se tem um CPU mais ou menos moderno e capaz, pode ser boa ideia pegar no dinheiro e comprar uma placa gráfica mais potente. (Se a conseguir encontrar neste louco mercado!)

No entanto, no outro lado da moeda, para tarefas computacionais mais intensas como simulações, renderizações, edições, etc… Ter mais núcleos poderá mudar a sua vida! Especialmente se o seu trabalho depende deste tipo de tarefas, e ter um processador mais apetrechado poderá resultar numa poupança de vários minutos ou horas por dia.

Dito isto, se por ventura não anda a fazer computação super pesada, e apenas quer melhorar o seu PC… O dinheiro que poderá gastar num novo processador, poderá ser utilizado noutras coisas como numa atualização da memória RAM ou armazenamento. Por isso, antes de pensar em trocar de componentes, ou comprar um PC novo, é sempre boa ideia ter em conta o que faz ou precisa de fazer na sua máquina.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados