Depois das consolas, GPUs e CPUs, digam adeus aos portáteis

A indústria dos semicondutores está a passar por algumas dificuldades, com vários problemas na produção, que estão a ter óbvio influência em mercados chave como o de componentes para desktop, o de consolas, e pelos vistos, é algo que também vai apanhar agora o mundo do portáteis.

Sim, a loucura das placas gráficas é muito por culpa do mining… Mas se pensa que as moedas virtuais são as únicas culpadas, está muito enganado!

A produção da Samsung está a ser significativamente afetada por falta de matéria-prima, um fenómeno que também se verifica nas linhas da TSMC. É por isso que a AMD também está com dificuldades em fornecer processadores suficientes para a Sony e Microsoft, ao mesmo tempo que também falhou em responder à procura do mercado no que toca a processadores e placas gráficas. (Algo que resultou numa pequena recuperação de quota de mercado por parte da Intel!)



Depois das consolas, placas gráficas e processadores, digam adeus aos portáteis

aos portáteis

Portanto, chegou a vez dos portáteis também sofrerem de problemas na parte da produção! O que vem dificultar ainda mais coisas, depois da pandemia ter arruinado os stocks em 2020. (Os preços aumentaram significativamente em quase todas as gamas, devido à procura!)

Dito tudo isto, segundo o DigiTimes, as coisas vão realmente ficar complicadas para quem quer um novo portátil, tudo graças à falta de ecrãs, componentes passivos, drivers, etc… Ou seja, além dos problemas da Samsung e TSMC, o impacto do tremor de terra e falta de luz em Dezembro na Ásia, está agora a ter repercussões no mercado. Além disto, temos ainda de ter em conta o Ano Novo Chinês! Que entretanto vai parar várias fábricas importantes até ao fim do mês.

Entretanto, temos alguns relatos a afirmar que as maiores fabricantes, como é o exemplo da Lenovo, estão a fazer tudo por tudo para não deixar que os níveis de stock baixem demasiado. Especialmente nesta altura do ano. Mas é provável que a coisa seja insuficiente.

Além de tudo isto, temos ainda ter em conta que com a falta de placas gráficas… Alguns miners estão a optar pela compra de portáteis equipados com placas gráficas RTX 30 mobile. O que claro está, também não ajuda nada a situação.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub