Surpresa! Vamos perceber as mensagens de erro do Windows 10

As mensagens de erro são algo comum para os utilizadores de PC. No entanto, isto não os torna menos frustrantes quando aparecem; particularmente quando não revelam muitas informações. É que se soubermos pouco, pouco poderemos fazer para os resolver.

Erros mal explicados, cheios de letras e números aparentemente aleatórios, podem forçar um utilizador a passar horas a investigar um problema que pode ser relativamente simples de corrigir.

Neste panorama, as mensagens de erro do Windows não são uma exceção.

Felizmente, parece que a Microsoft está a procurar remediar esta situação!

Conforme relatado pela Ars Technica (via WinFuture), a empresa vai lançar uma versão melhorada das suas mensagens de erro de instalação do Windows 10 na próxima atualização de abril do sistema operativo.

mensagens de erro

Como visto na imagem acima, o sistema de configuração do Windows 10 em breve vai dizer exatamente o que é um determinado problema. Ao mesmo tempo fornece instruções claras para o resolver.

Por exemplo, se estiver a fazer alguma atualização para o Windows 10 e tiver determinadas aplicações que são incompatíveis com o sistema operativo, a Instalação do Windows 10 vai permitir que saiba quais são essas aplicações e, ao mesmo tempo, solicitará a remoção das mesmas.

Em alguns casos, parece que será incluído um botão “Desinstalar” na própria janela de Configuração, embora algumas apps exijam uma maior ação manual por parte do utilizador. Coisas boas nas mensagens de erro. 

Se o problema não puder ser corrigido com uma simples desinstalação do programa, a Instalação do Windows 10 também vai incluir um botão “Saiba mais”, que o levará diretamente para a secção apropriada da Base de Conhecimento da Microsoft.

Claro que melhorar a qualidade das mensagens de erro do Windows 10 apenas na instalação só resolve uma pequena parte de um problema muito maior (o temido Blue Screens of Death pode dar mais algum trabalho).

No entanto, é um passo na direção certa para a Microsoft. Agora resta esperar que outras partes do Windows 10 para além da instalação recebam a mesma atenção.

De facto, ao longo dos tempos nunca foi muito fácil interpretar estas mensagens. Claro que o Google sempre deu uma ajuda. No entanto, em tempos que já lá vão não havia Google. Nesse tempo ainda era mais difícil descobrirmos o problema. Assim, os informáticos tinha de ser videntes!

Já se depararam com mensagens estranhas no Windows 10? Contem-nos tudo nos comentários!

Fonte