Instalar o sistema operativo Windows 8 é uma tarefa simples. Porém muitos utilizadores, por desconhecimento, ou por receio de perderem todos os seus dados, resolvem não se aventurarem neste processo. Para ajudar resolvemos preparar um guia de instalação do Windows 8 passo-a-passo, em que focamos também alguns pormenores de personalização de modo a que os utilizadores tenham um maior controlo sobre a instalação e funcionamento do Windows.

Em primeiro lugar deverá ligar o seu computador e arrancar com o DVD de instalação do Windows

1. Assim que se inicia o processo de instalação irá ter acesso ao ecrã de configuração do Windows 8. Se o seu Windows estiver em português pouco terá de fazer uma vez que os campos já estarão preenchidos com os dados correctos. Se não está, em idioma escolha Português (Portugal), se pretender o sistema operativo neste idioma. Em formato de hora escolha Português (Portugal) e em Teclado ou Método de Introdução seleccione Português. Clique em Seguinte.

2. No novo ecrã que surgir clique no botão Instale Agora.

3. Irá aparecer uma janela indicando-lhe que a configuração está a ser iniciada. Deverá aguardar até que o processo em curso fique concluído.

4. Na janela que surgir insira a chave de produto e clique em seguinte.

5. Posteriormente, surgem os termos de licenciamento do Windows. Coloque um visto em “Aceito os termos de licenciamento” e depois clique em Seguinte.

6. Agora chegamos a um processo de decisão e o passo a seguir, dependerá do tipo de instalação que o utilizador pretende realizar. Se pretende que o Windows 8 seja instalado por cima do Windows 7, mantendo os programas e definições actuais, deverá dar um clique em “Atualizar: Instalar o Windows 8 e manter os ficheiros, definições e aplicações”. Se por outro lado não quer fazer qualquer tipo de actualização e pretende instalar o Windows 8 de raiz, deverá dar um clique em “Personalizar: Instalar o Windows apenas (avançado)”. Dado que recebemos algumas solicitações a questionarem-nos acerca deste tipo de instalação, vamos exemplificar como deverá proceder.

7. Quando dá um clique em Personalizar irá aparecer uma janela questionando-o acerca de onde pretende instalar o Windows. Se é um disco novo, bastará seleccioná-lo e dar um clique em seguinte. Se é um disco antigo, que contem dados, o ideal será seleccionar esse disco e dar um clique em opções da unidade.

8. Quando dá um clique em opções da unidade passa a poder realizar diversas funções alusivas ao disco. Se o disco é antigo e possui dados que já não quer, deverá seleccionar a partição e posteriormente carregar em eliminar. Depois deverá seleccionar de novo a partição e dar um clique em novo, criando assim uma partição para a instalação do Windows.

9. Como se observa pela imagem surgem duas partições, uma de 350MB com espaço reservado ao sistema e outra onde será instalado o Windows e restantes aplicações. Isto é perfeitamente normal e deverá agora dar um clique em Seguinte.

10. Agora irá iniciar-se o processo de instalação do Windows que poderá levar alguns minutos pelo que deverá aguardar pacientemente. Em primeiro lugar são copiados os ficheiros, depois os mesmos são preparados para instalação. Para finalizar são instaladas as funcionalidades e as actualizações.

11. Quando o processo chegar ao fim o Windows será iniciado e agora terá de proceder a algumas configurações. Em primeiro lugar deverá Escolher uma cor e atribuir um nome ao seu PC. Quando esse processo estiver concluído, clique em Seguinte.

12. Eis que chega ao ecrã das definições. Para a grande maioria dos utilizadores bastará dar um clique em “Usar Definições Rápidas” e assim o processo de instalação ficará rapidamente concluído. Para outros utilizadores que gostam de ter um maior controlo acerca do funcionamento do sistema, “Personalizar” será a opção certa. Para o ajudarmos neste processo vamos explorar esta opção.

13. Neste ecrã deverá optar, ou não, por activar a partilha de rede. Se utiliza o seu computador dentro de casa e comunica com outros computadores ou impressora dentro da mesma rede, deverá activar a partilha. Se tem um computador portátil que utiliza essencialmente fora de casa e não necessita de utilizar impressoras em rede nem ligá-lo a outros dispositivos então desactive a partilha.

14. Agora deverá configurar as opções relativas à segurança do computador. Neste ecrã as opções que se encontram configuradas por defeito são as ideais. Recomendamos que instale automaticamnete as actualizações importantes e confirme a utilização do filtro Smartscreen. Se esta palavra é nova para si podemos-lhe dizer que o Filtro SmartScreen ajuda a combater ameaças que proliferam na Internet com um conjunto de ferramentas sofisticadas:

Proteção antiphishing — para filtrar ameaças de sites não fidedignos destinados a adquirir informações pessoais, como nomes de utilizador, palavras passe e dados bancários.

Reputação de ficheiros — para remover todos os avisos desnecessários de ficheiros conhecidos e mostrar avisos importantes para downloads de alto risco.

Proteção antimalware — para ajudar a impedir que softwares potencialmente perigosos se infiltrem no seu computador.

Embora não substitua um antivírus este filtro ajuda-lhe a dar mais protecção. Clique em Seguinte.

15. A Microsoft leva a sério a sua privacidade e por esse motivo todas as opçoes que vêm neste ecrã estão desabilitadas. Ao activá-las poderá contribuir para melhorar os serviços prestados pela Microsoft, porém pode também implicar que em alguns casos sejam transferidos dados do seu computador para a Microsoft. Clique em Seguinte.

16. Neste ecrã todas as opções vêm activdas por defeito. À partida não necessita de fazer qualquer alteração. Porém se é uma pessoa preocupada com a sua privacidade e não pretende que o seu nome e imagem de conta sejam partilhados com as aplicações poderá desligar a opção “Permitir que as aplicações utilizem o meu nome e imagem de conta”. Clique em Seguinte.

17. Eis que chega a altura de adicionarmos as informações de segurança que permitem ajudar a recupera a palavra-passe e manter a sua conta Windows mais segura caso seja necessário. Introduza o seu telefone e clique em seguinte.

18. Agora todas as definições serão aplicadas, restando-lhe para isso aguardar. Enquanto aguarda o sistema operativo vai-lhe mostrando algumas das novas formas de interacção com o Windows 8.

Agora que tem o Windows 8 instalado deixamos-lhe algumas teclas de atalho que lhe vão facilitar a vida ao utilizador o novo sistema operativo da Microsoft

Tecla Windows + C
Apresenta os atalhos e o relógio

Tecla Windows + I
Abre o atalho Definições

Tecla Windows + K
Abre o atalho Dispositivos

Tecla Windows + H
Abre o atalho Partilhar

Tecla Windows + W
Abre o atalho Procurar com Definições selecionadas

Tecla Windows + C
Apresenta os atalhos e o relógio

Tecla Windows + I
Abre o atalho Definições

Tecla Windows + K
Abre o atalho Dispositivos

Tecla Windows + H
Abre o atalho Compartilhar

Tecla Windows + W
Abre o atalho Procurar com Definições selecionadas

Tecla Windows+ F

Abre o atalho Procurar com Ficheiros seleccionados

Tecla Windows + Q
Abre o atalho Procurar (com Aplicações selecionadas)

Tecla Windows + Barra de espaço
Altera idiomas ou métodos de introdução (se estiverem ativados vários idiomas ou introduções)

Tecla Windows + Z
Abre comandos ou opções para a aplicação atual (se a aplicação tiver algum definido)

Tecla Windows + Enter
Abre o Narrador

Tecla Windows + V
Alterna entre notificações de ecrã

Tecla Windows + Page Up
Desloca a tela Inicial para o monitor esquerdo em configurações de multi-monitor

Tecla Windows + Page Down
Desloca a tela Inicial para o monitor direito em configurações de multi-monitor

Tecla Windows + O
Activa ou desactiva o bloqueio de orientação da tela (se o seu PC conseguir detectar a orientação da tela)

Tecla Windows + ’
Quando ajusta uma aplicação para um lado, isto alterna o foco entre as aplicações no ecrã.

Tecla Windows + .
Quando ajusta uma aplicação para um lado, a divisão é deslocada para a direita

Tecla Windows + Shift + .
Quando ajusta uma aplicação para um lado, a divisão é deslocada para a esquerda

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.