Memória RAM DDR6: Já se fala no próximo passo!

Parece que foi ontem, mas o padrão que dá vida à memória RAM DDR5 já tem alguns anos em cima! Caso não se lembre, o padrão chegou em 2020.

Sim, é verdade que a memória RAM DDR4 ainda tem alguma influência no mercado, o que por sua vez parece ter deixado a memória RAM DDR5 com “cheiro a novo” durante mais tempo do que aquilo que seria suposto. Afinal, ainda existem muitas motherboards modernas com suporte ao formato antigo. Mas, isso é inegavelmente devido as consquências que a pandemia teve, e continua a ter no mercado.

Assim, com a chegada em força da IA ao mundo dos computadores, está na hora de largar o peso morto e evoluir. Por isso, está na hora de olhar para o que vem a seguir.

Memória RAM DDR6: Já se fala no próximo passo!

Portanto, a JEDEC, a entidade responsável pelo padrão já está a trabalhar na nova versão da memória RAM, de forma a garantir que a grande evolução que está a existe no mercado não é limitada pela velocidade e capacidade dos atuais formatos.

Dito isto, os chips de memória RAM DDR6 vão trazer imensas diferenças, com muito mais velocidade, um bom foco na eficiência energética, e pelos vistos, com os primeiros módulos a serem capazes de oferecer velocidades à volta dos 8.8 Gbps, ou seja, 17.600 MT/s, e possibilidade de chegar até aos 21.000 MT/s.

Aqui temos de ter em conta que os módulos DDR5 mais rápidos do mercado andam à volta dos 8400 MT/s (DDR5-8400).

Entretanto, é preciso dizer que os chips DDR6 vão operar de forma diferente, ao utilizar canais de 12-bit em vez dos tradicionais canais de 16-bit. Curioso, porque apesar de canais mais “pequenos”, os módulos vão ser muito mais rápidos! Para ter ideia, um único stick de memória RAM DDR6-17600 chega aos 47 gigabytes por segundo.

Quando é que a memória DDR6 chega?

É provável que a especificação final chegue já em 2025. O que também deverá incluir o padrão LPDDR6 para o mundo mobile.

Porém, no mercado propriamente dito, diria que as fabricantes vão esperar pelo menos até 2026 para começar a introduzir a tecnologia no mercado.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados