iPhone: Apple vai sofrer com o IA. Ou é imune!?

Se há coisa que todos nós sabemos, é que nada dura para sempre. Uma empresa que hoje domina, dentro de 3 ou 4 anos pode estar com dificuldades tremendas, e como tal, pode pura e simplesmente desaparecer do mercado, ou pelo menos perder muita da sua importância.

No lado dos telemóveis já vimos isso a acontecer com a LG, HTC, Nokia, e até com a Motorola, destas quatro, apenas a Motorola conseguiu recuperar, ao ser adquirida pela Lenovo, que agora está a tentar recuperar aos poucos a importância da velha mas sempre interessante fabricante de aparelhos móveis.

Dito isto, óbvio que não estou a dizer que o iPhone vai pelo menos caminho, especialmente porque a Apple é uma empresa de dimensões bastante diferentes face aos exemplos que referi. Mas, acho que a empresa está a cometer alguns erros, que podem vir a ter o seu impacto nas próximas 2 ou 3 gerações de aparelhos móveis.

iPhone: Apple vai sofrer com o IA. Ou é imune!?

iPhone mais fino

Portanto, como já deve ter percebido, a tendência do mundo da tecnologia, especialmente no lado mobile da coisa, passa por adotar todo o tipo de funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial, seja esta processada localmente no próprio aparelho, ou num qualquer servidor a centenas de quilómetros de distância.

Bem, é uma tendência que como já deve ter percebido, apesar das grandes apostas da Microsoft, Google, Amazon, etc… Não está a seguir por todas as gigantes do mercado. Existe uma marca que continua muito escondidinha, a fazer aquilo que sempre fez.

Estamos a falar da Apple!

Atenção!

É esperado que a Apple apresente algumas novidades neste sentido já nas próximas semanas, com o iOS 18. Porém, a expetativa é que as novidades sem muito simples face aquilo que a OpenAI tem vindo a apresentar com o ChatGPT, ou a Google tem vindo a apresentar com o seu Gemini.

Aliás, é esperado que o ecossistema Android evolua de forma incrível já na próxima geração, ao receber processadores significativamente mais poderosos, com NPUs prontíssimos para tudo aquilo que a IA poderá trazer para cima da mesa, e claro, com quantidades muito superiores de memória RAM. Afinal, o Pixel 9 Pro já vai chegar ao mercado com 16GB de memória, isto enquanto o atual Pixel 8 Pro fica pelos 12GB. Aqui temos de salientar que a gama Pixel nem é uma série “realmente de topo”, e por isso mesmo, não seria de admirar ver as restantes fabricantes a apostar em smartphones com 18GB, 22GB ou 24GB de memória RAM física nos seus aparelhos topo de gama pensados para 2025.

Entretanto, os iPhone 16 Pro e 16 Pro Max devem chegar às prateleiras em 2024 com apenas 8GB de memória RAM, e segundo os planos conhecidos da Apple, essa quantidade vai dar o salto para os 10GB ou 12GB em 2025. A Apple continua a “poupar” nas especificações, numa altura em que provavelmente precisa de ter mais ambição.

iPhone sem IA vai vender?

O iPhone já vai ter IA em 2024. Porém, é esperado que seja uma IA ainda muito simples. Com influência apenas e só no ecossistema de apps da própria Apple.

Estamos a falar de resumos de texto, mensagens, algumas interações automatizadas, e claro, uma Siri um pouco mais inteligente. Mas nada de novo, ou inovador, porque a aposta da Apple não está (ainda) nesse sentido.

O que levanta uma questão… Lançar um iPhone um bocadinho mais rápido, com margens um bocadinho mais finas, mas com a mesma exata experiência de software, e na realidade com o mesmo design base.

Vai voltar a resultar?

Sim, é verdade que a grande maioria dos consumidores compra um iPhone porque, bem, é um iPhone. E está tudo bem, o iPhone é um bom telemóvel. Porém, numa altura em que começa a existir uma diferença real na utilização de um smartphone Android, e um iPhone. Será que o aparelho da Apple vai continuar a voar das prateleiras?

Especialmente quando começa a ficar aparente que a Apple está um bocado encostada, e que não se está e esforçar para oferecer algo de novo?

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Pessoalmente, começo a achar que a Apple está parada no tempo, e isso está honestamente a irritar-me. Sim, existem rumores para um iPhone Slim ou Ultra… Mas até isso está reservado para 2025 ou 2026. Quero mudanças agora!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados