Faça estas seis coisas para melhorar a imagem do seu televisor!

Muitas pessoas limitam-se a ligar o televisor e não fazem qualquer ajuste para melhorar a qualidade de imagem. No entanto isto é importante! É que pode estar a ver filmes, séries ou a jogar sem conseguir tirar o rendimento que devia. Dito isto, vamos dizer-lhe quais os seis ajustes que tem de fazer para melhorar a imagem do seu televisor!

Faça estas seis coisas para melhorar a imagem do seu televisor!

Escolha o modo de imagem correto

Os televisores modernos têm vários modos de imagem, desde o modo Standard, ao modo Vívido e ao modo Desporto. No entanto, nem todos os modos de imagem são ideais para utilização doméstica ou para proporcionar uma imagem exata. Por exemplo, o modo Vívido pode ter um aspeto colorido e parecer que melhora a qualidade da imagem à primeira vista. No entanto, satura demasiado a cor e cria uma imagem pouco natural e irrealista. Pode também levar à perda de detalhes e resultar em fadiga ocular durante longas sessões de visualização, uma vez que o modo Vívido dá demasiada ênfase à nitidez e aumenta o brilho.

tcl, mini-led, melhorar a imagem da TV

Da mesma forma, o modo Desporto produz cores pouco naturais, uma vez que aumenta a saturação das cores num esforço para tornar tudo mais vibrante e visualmente apelativo. Estas cores exageradas não são uma descrição exata do que está a acontecer no campo. Além disso, embora seja útil para ver desportos em movimento rápido devido à suavização do movimento, a mesma funcionalidade torna-o menos do que perfeito para ver qualquer outra coisa. Algumas pessoas nem sequer gostam de o utilizar para ver desporto.

O modo Filme ou Cinema proporciona normalmente a imagem mais equilibrada e natural de todos os modos de imagem disponíveis. Não melhora desnecessariamente nada para o tornar mais vibrante e fornece uma representação exacta. No entanto, se preferir ver filmes tal como o criador pretendeu que fossem vistos, pode escolher o modo Cineasta, se este estiver presente no seu televisor.

Além disso, se tiver um televisor OLED e achar que a imagem fica mais fraca quando vê conteúdo Dolby Vision, é melhor mudar para o modo Dolby Vision Cinema Home (também chamado Dolby Vision Bright) do modo Dolby Vision Cinema (também chamado Dolby Vision Dark). O primeiro pode não ser muito preciso, mas é melhor para utilização doméstica, uma vez que as casas não costumam ter uma iluminação ambiente controlada e pode perder alguns detalhes de sombra no Dolby Vision Cinema.

Ajustar as definições de brilho e retroiluminação

As definições de brilho e retroiluminação são vitais para obter os níveis de preto adequados e o brilho geral da imagem do televisor. A opção de brilho do televisor ajusta efetivamente os níveis de preto do televisor. Assim, se o brilho for demasiado baixo, pode perder alguns detalhes de sombra. Mas se o brilho for demasiado intenso, a imagem ficará desbotada. As cores também perderão a sua vitalidade e parecerão desbotadas.

televisão ligada enquanto dorme, compre uma TV, OLED, Mudar de TV no Natal, melhorar a imagem da TV

Por outro lado, a opção de retroiluminação altera o brilho geral da imagem nos televisores modernos. Por isso, é a definição certa a ajustar quando se pretende uma luz de fundo mais elevada para uma sala mais iluminada, de modo a superar o brilho e tornar tudo no ecrã devidamente visível. No entanto, uma retroiluminação mais baixa é melhor para um ambiente mais escuro, pois produzirá pretos mais profundos, resultando num melhor contraste. Além disso, torna o visionamento da televisão mais confortável. No entanto, se a luz de fundo for demasiado baixa, a imagem ficará demasiado escura. Para obter o equilíbrio correto, é necessário um pouco de tentativa e erro, dependendo da iluminação ambiente.

Desativar o processamento desnecessário

Para além das definições gerais, encontrará uma série de opções de processamento nos televisores. Todas pretendem melhorar a qualidade da imagem, mas o resultado nem sempre é ótimo. Como os diferentes televisores têm opções diferentes, não existe uma resposta simples. O impacto das diferentes opções de processamento também pode depender do fabricante do televisor. Por isso, um bom ponto de partida é desativar todo o processamento extra e experimentar cada opção para encontrar a que funciona melhor para si. As funcionalidades de redução do ruído são particularmente desnecessárias se assistir principalmente a conteúdos HD ou 4K. A suavização de movimento também é normalmente uma grande desvantagem se preferir a intenção do criador e quiser evitar artefactos desnecessários.

Desativar os modos de poupança de energia

Os fabricantes de televisores incluem modos de poupança de energia ou “eco” para tornar os televisores mais eficientes em termos energéticos, reduzindo o consumo de energia. Embora isto seja ótimo para o ambiente e para a sua conta de eletricidade, afecta significativamente a qualidade de imagem do televisor. A retroiluminação reduzida reduz o brilho, o que também afecta o contraste e o desempenho HDR. Tudo isto torna a imagem monótona. Por isso, para tirar o melhor partido do seu televisor, deve desativar o modo eco.

tv, iptv, streaming, comprar televisor, melhorar a imagem da TV

Controlar a iluminação ambiente para melhorar a qualidade da imagem da sua TV

Para além de ajustar as definições e os modos de imagem do televisor, também pode melhorar a experiência geral de visualização do televisor e a qualidade controlando a luz ambiente. É uma boa ideia diminuir as luzes e aproximar-se o mais possível da escuridão se o televisor não for muito brilhante, o que é algo com que se depara nos televisores OLED mais antigos e nos televisores LED económicos. Numa divisão mais escura, o contraste é mais visível, o que, por sua vez, faz sobressair as cores.

Mas, quer o televisor fique muito brilhante ou não, é necessário verificar as fontes de luz indesejadas. Embora os televisores mais brilhantes possam atenuar os reflexos indesejados, é melhor evitar que venham (por exemplo) de uma janela ou de um candeeiro. Para tal, pode colocar estores para bloquear a luz de uma janela ou afastar o candeeiro do televisor.

Considere a sua distância de visualização

A distância de visualização do televisor é uma parte crucial da sua experiência de visualização. Embora não afecte diretamente a qualidade de imagem do televisor, pode afetar a experiência geral. Ao sentar-se a uma distância ideal, pode apreciar todos os detalhes e a resolução do ecrã.

TV LED vs OLED, streaming mais caro, sites de streaming dados, netflix, streaming, trocar dispositivo de streaming

Se estiver demasiado perto, pode sentir-se sobrecarregado e desconfortável, ao passo que, se estiver demasiado longe, perderá os pormenores menos perceptíveis.

Com tudo isto vai conseguir melhorar a qualidade da imagem da TV.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados